terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Hora de Fecho: O que leva à acusação de corrupção contra Vicente?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Pagamentos de cerca de 800 mil euros e empregos pelo arquivamento de casos contra o n.º 2 de Angola estão na base da acusação. Vicente ainda pode vir a ser alvo de um mandado de detenção internacional
PSD e CDS pediram suspensão dos trabalhos da comissão de inquérito à CGD até Tribunal da Relação decidir acesso a informações da CGD, Banco de Portugal e CMVM. PS diz que suspensão pode demorar meses.
O diretor de informação da TVI fala das mudanças no canal, que faz 24 anos, mas não só. Sérgio Figueiredo assume que foi pressionado por todos os primeiros-ministros, exceto um. E não é o atual.
O Governo português decidiu retirar a queixa contra Espanha no caso da construção do armazém nuclear em Almaraz. Em contrapartida, Espanha compromete-se a esperar por inspeção portuguesa.
Ministro dos Negócios Estrangeiros salienta "acordo amigável" que impede Espanha de tomar medidas consideradas "irreversíveis". Mas avisa que estarão atentos ao cumprimento do acordo.
A Galp, em consórcio liderado pela ENI, participa no único projeto ainda vivo de pesquisa e exploração de petróleo. Perfuração ao largo da costa alentejana foi varias vezes adiada e ainda não há data.
A CGD pagou à sociedade que assessorou António Domingues para negociar e ajudar a preparar as alterações ao Estatuto de Gestores Públicos.
PSD e CDS continuam a pressionar Centeno, mas o novo inquérito à Caixa depende do entendimento de Ferro Rodrigues. Além disso, a esquerda pode simplesmente boicotar os trabalhos parlamentares.
As bolachas com pepitas, os úteis post-its e até o "Sweet Child O' Mine" foram inventados por acaso e, alguns, por engano. Em "O que nasce torto também se endireita", João Moleira explica como.
A caminho dos Óscares, passamos em revista o estilo das cinco nomeadas à estatueta de melhor atriz. Isabelle Huppert, protagonista de "Ela", tem um "je ne sais quoi" francês (e muitos fatos).
O musical de Damien Chazelle, "La La Land: Melodia de Amor", tem Emma Stone, Ryan Gosling e 14 nomeações para os Óscares. Mas também tem a via rápida de Speed e músicos que não sabiam tocar guitarra. 
Opinião

Rui Ramos
O segredo que o caso CGD ameaça desvendar é que o governo não tem condições para governar, e que a sua habilidade é feita de “habilidades” e “erros de percepção mútuos” que às vezes dão “trapalhada”.

Lucy Pepper
Para os adeptos da teoria do "privilégio", devíamos passar o tempo a contabilizar as desvantagens históricas do grupo a que pertencemos, e a compará-las com as dos outros, para saber quem vale mais.

Laurinda Alves
Não está nas nossas mãos começar nem terminar namoros alheios, mas está ao nosso alcance ficar disponíveis para ouvir e conversar sobre estes temas complexos e delicados, sem moralismos nem devassas. 

Helena Matos
Todos os dias vemos crescer, qual polvo, dentro do Estado, os tentáculos da ideologia. Na Educação, na Saúde, no Trabalho. Quando a geringonça se desfizer o polvo lá ficará trabalhando para ela. 

Alexandre Homem Cristo
Obstruir o escrutínio parlamentar pode salvar o Governo. Mas matar-se-á a legitimidade das regras que enquadram o combate político. Daqui a uns anos, após a geringonça, veremos o que delas sobrará.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário