terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Easypay lança primeira rede portuguesa concorrente do Multibanco no 2.º trimestre

A Easypay vai avançar com a instalação das suas caixas automáticas, sob a marca abypay, no segundo trimestre, naquela que vai ser a primeira concorrente portuguesa da rede Multibanco, e até dezembro arranca com operações em mais seis países.

Resultado de imagem para Easypay lança primeira rede portuguesa concorrente do Multibanco no 2.º trimestre
"O plano em 2017 vai ser muito agressivo, com a disponibilização ao público da `app` [aplicação] abypay até ao final do primeiro trimestre e, no segundo trimestre, vamos entrar na rede de comerciantes e fazer a instalação das primeiras ATM [`automated teller machine`] em Portugal", adiantou o presidente da Easypay, Sebastião de Lencastre, à Lusa, especificando que na primeira fase vão ser instaladas cerca de 50 caixas automáticas.
Depois, no terceiro trimestre a abypay vai entrar em dois novos países e no último trimestre arranca com operações em quatro outros mercados, que o responsável não quis para já identificar, até porque ainda decorrerm as negociações com os investidores que vão suportar esta expansão, quer a nível doméstico, quer internacional.
"O investimento previsto para 2017 são 1,5 milhões de euros", especificou Sebastião de Lencastre, realçando que a abypay, 100% portuguesa, está a ser trabalhada há um ano e meio com o objetivo de ter um alcance global.
"Desenvolvemos uma solução única no mundo, revolucionária, que permite fazer transferências de dinheiro instantâneas, para qualquer parte do mundo e em qualquer moeda, em segundos e com um custo de poucos cêntimos", vincou o líder da Easypay, que é uma instituição de pagamento registada no Banco de Portugal.
A Easypay, empresa lançada no ano 2000 mas que só começou a operar sete anos depois devido às questões regulatórias, gere sistemas de pagamentos, tem atualmente 4.000 empresas clientes (como a EMEL, a Nestlé, a Renova, o Fitness Hut e a Unicef) e conta com 17 trabalhadores.
"Vamos ter que contratar mais colaboradores. Entre cinco a dez pessoas", indicou Sebastião de Lencastre, sublinhando que "por muita tecnologia que exista, as pessoas são sempre precisas".
Em 2016, a Easypay teve um volume de transações de 84 milhões de euros e um total de 3,1 milhões de transações, um crescimento significativo face aos dados de 2015 (64 milhões de euros em volume de transações e 2,1 milhões de transações).
Já o resultado líquido ascendeu a 125 mil euros em 2016 e a 94 mil euros no ano anterior, com Sebastião Lencastre a salientar o forte investimento feito para o lançamento da abypay.
"Tivemos uma taxa de crescimento de 45% em 2016 e foi o 10.º ano consecutivo de crescimento a dois dígitos", revelou, antecipando um crescimento de 80% em 2017.
"Somos um banco moderno e estamos lançados na terceira revolução do dinheiro", destacou o gestor, que antes de fundar a Easypay trabalhou na Unicre, empresa especializada na gestão e emissão de cartões de pagamento.
Através da abypay, a Easypay vai deter a primeira rede de ATM portuguesa concorrente da rede Multibanco, que é gerida pela SIBS.
De resto, Sebastião de Lencastre considerou que em Portugal "a SIBS e a Unicre são as maiores barreiras às `fintechs`", criticando ainda o posicionamento do Banco de Portugal sobre a evolução destas empresas especializadas nos pagamentos eletrónicos.
O responsável destacou também a importância que a presença da Easypay no `Web Summit` teve para a empresa, com a boa localização -- entre os `stands` da SIBS e do Facebook -- ajudou a conseguir 800 contactos de trabalho ao longo dos três dias em que durou o evento que trouxe em novembro de 2016 a Lisboa a maior feira de tecnologia do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário