quarta-feira, 19 de abril de 2017

360º - Erradicar os sem-abrigo: é possível fazer o que quer Marcelo? (com histórias de rua); e as ameaças da Coreia do Norte são para levar a sério?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... há mais um caso de suspeitas de corrupção a abalar o Espanha (e o PP). Esta manhã foi detido o ex-presidente do governo regional de Madrid, Ignacio Gonzalez, por suspeitas de envolvimento numa rede de crime organizado para desvio de fundos e fraude.

A Coreia do Norte voltou a provocar os EUA com um ataque simulado na televisão. Tratou-se da recriação do que seria um ataque com mísseis a uma cidade americana e passou na televisão pública norte-coreana domingo. Entretanto, Mike Pence anunciou que os EUA vão "reforçar a presença na Ásia-Pacífico e estarão "sempre com escudo e espada preparados". Mas a verdade é que a armada que Trump disse ter a caminho de Pyongyang afinal ia em sentido contrário...

O Governo vai apertar o controlo a negócios que envolvam políticosAs empresas (sobretudo financeiras) ficam obrigadas a vigiarem e reportarem às autoridades judiciais transações em que uma das partes seja considerada uma “pessoa politicamente exposta” (PPE): políticos, ex-políticos, juízes de tribunais superiores, familiares mais próximos e sócios. A notícia é do Público.

Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo. Mais três golos do jogador português colocaram o Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões depois de 120 minutos de sofrimento frente ao Bayern (acabou 4-2). É mais um recorde para CR7:  é o primeiro jogador a passar os 100 golos na Liga dos Campeões (fez o 101º). E  também um recorde para os madridistas: é o único clube na prova a conseguir sete presenças consecutivas nesta fase, podendo levar Zidane a fazer história. O outro clube apurado é o 'vizinho' e rival Atlético. Por isso a Marca tem como manchete: "Madrid manda na Europa". Hoje há Barcelona-Juventus e Mónaco-Dortmund.



Outra informação relevante

Marcelo definiu como desígnio nacional erradicar o drama dos sem-abrigo até 2023. E pressionou o Governo a agir. O Miguel Santos foi perceber no terreno e nos corredores da Assembleia se é mesmo possível fazer o que o Presidente quer e percebeu que... será complicado. Bastou-lhe ouvir algumas histórias de rua.

Numa jogada de antecipação política estratégica, Theresa May anunciou que quer eleições legislativas antecipadas no Reino Unido a 8 de junho. Os objetivos são óbvios: com a grande vantagem dos conservadores nas sondagens (e os trabalhistas em posição de poder sofrer uma derrota histórica), a primeira-ministra britânica não resistiu à tentação e aproveitou a oportunidade para legitimar nas urnas o seu poder. Além de que a vitória vai permitir-lhe gerir o Brexit à sua maneira. O The Guardian reuniu as capas dos jornais ingleses apanhados de surpresa (tal como toda a política britânica). O The Times faz a análise da jogada de May.

O 'assassino do Facebook' não resistiu à perseguição policial e acabou por se suicidar. Steven Stephens, o homicida norte-americano que matou uma pessoa e colou o vídeo na Internet, foi encontrado sem vida dentro de um automóvel. Eis como se podem resumir as 45 horas do criminoso mais procurado na América.

Em França, dois homens foram detidos em Marselha por suspeitas de estarem a preparar um atentado contra um candidato presidencialTinham três quilos de explosivos, armas e uma bandeira do Estado Islâmico. Tencionavam agir domingo, dia da primeira volta das eleições francesas.

Pareciam estar combinados. O FMI e o Conselho de Finanças Públicas revelaram ontem projeções quase iguais para a economia portuguesa: para 2017 as expectativas estão em linha com as do Governo; mas para 2018 esperam ambos um abrandamento. Ora veja o que escreveu o organismo de Christine Lagarde o que disse Teodora Cardoso e compare. A presidente do Conselho de Finanças Públicas voltou mesmo a lembrar que a execução de 2016 beneficiou de circunstâncias especiais e políticas que não se devem repetir

Mas as críticas de Teodora Cardoso foram além dos números. A presidente do CFP foi ao Parlamento defender a existência e a independência do organismo a que preside. "Não andamos a fazer intriga política, nem a negociar com partidos", foi a resposta ao Bloco e ao PCP, que questionam a natureza ideológica dos pareceres do Conselho.

Enquanto isso, os dois principais parceiros da geringonça medem a sua influência no Governo. Depois do Bloco ter acordado fazer a redução do IRS em dois anos, o PCP vê pouca ambição na proposta bloquista.

Os dois médicos anti-vacinação que associaram as vacinas ao autismo acabaram mal. Um foi proibido de exercer e o outro ter-se-á suicidado depois das suas teses serem arrasadas. As suas histórias são recordadas agora face ao surto de sarampo que assola a Europa. O caso mais grave em Portugal, o da jovem que está internada no hospital da Estefânia, agravou-se  e apresenta um quadro clínico instável.

O número de casos do surto de hepatite A também não pára de aumentar: subiram para 199.

O Ministério Público acusou 13 funcionários das Finanças de corrupção. Terão, a troco de dinheiro e bens, fornecido informação fiscal, bancária ou patrimonial de contribuintes, entre outros crimes. No total, são 45 os arguidos.

Por falar em Fisco, Scolari volta a estar na lista dos maiores devedores. Depois de ter regularizado dívidas em 2015, o treinador brasileiro estará agora em falta com pelo menos mais 250 mil euros.



Os nossos Especiais

Há razões para temer o poderio militar da Coreia do Norte? O falhanço do lançamento de um míssil é uma caricatura ou mais uma ameaça? Numa altura em que a guerra (verbal) entre o regime norte-coreano e os EUA de Trump sobe de tom, o explicador com as respostas às muitas dúvidas é do Edgar Caetano e do João Francisco Gomes.



A nossa opinião




Notícias surpreendentes
É um espetáculo nunca visto por cá: a assistência fica a dois, quatro ou seis metros de altura, num espaço fechado. Impróprio para quem tem claustrofobia ou vertigens, “Endgame”, a partir da peça com o mesmo nome de Samuel Beckett, é apresentado pela artista e activista cubana Tania Bruguera no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

Os cientistas assistiram pela primeira vez a um caso de "river piracy". Traduzindo: em apenas quatro dias, um rio glaciar no Canadá ficou sem água. A culpa será das alterações climáticas.

Chegou o bom tempo e não há como fugir ao tema: as dietas. A Sílvia Silva explica como escolher o melhor plano alimentar consoante o tipo de corpo de cada um.


E como às vezes um bom anúncio vale mais que mil palavras, fique ainda com as melhores campanhas da World Wide Fund For Nature (WWF)São 27 publicidades impactantes em defesa do mundo selvagem. Como esta:

Quanto à informação do dia, já sabe, passe pelo Observador para se manter a par de toda a actualidade. Hoje é dia de debate do Plano de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas e à tarde vamos seguir em direto as críticas da oposição e as exigências dos parceiros do Governo aos documentos que antecipam o Orçamento.


Tenha uma boa quarta-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário