quarta-feira, 19 de abril de 2017

Autoridades cabo-verdianas apelam para vacinação completa contra sarampo

As autoridades de saúde em Cabo Verde apelaram hoje à população para que faça a vacinação completa contra o sarampo, na sequência de uma morte associada à doença em Portugal, onde estão confirmados 21 casos.

"Com esta situação em Portugal é evidente que alertamos e apelamos à população, sobretudo àqueles que não fizeram o calendário vacinal completo, para se aproximarem dos serviços de saúde para reforçar a prevenção contra o sarampo", disse hoje o coordenador nacional de Luta Contra as Doenças de Transmissão Vetorial, António Moreira, citado pela agência Inforpress.

António Moreira assinalou a "muito forte" ligação de Cabo Verde com a comunidade portuguesa e assegurou que as autoridades de saúde cabo-verdianas estão "atentas", "vigilantes" e a acompanhar de perto o que se passa em Portugal.

António Moreira assegurou que Cabo Verde tem uma "boa cobertura" de vacinação contra o sarampo, enquanto dados do Ministério da Saúde apontam que a última epidemia da doença no país ocorreu em 1997-1998.

Todas as ilhas do arquipélago foram afetadas, houve um total de 8.873 casos, quase metade (45%) em crianças menores de 5 anos, e 49 mortes.

Em Portugal, desde janeiro e até hoje há 21 casos confirmados de sarampo havendo outros casos ainda em investigação.

Hoje morreu em Lisboa a jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dona Estefânia.

Lusa | Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário