quinta-feira, 13 de abril de 2017

A Guerra e Paz resgata Robinson Crusoé da ilha deserta

Decidimos, na Guerra e Paz, fazer o que nunca tínhamos feito sistematicamente: livros juvenis. Há quem os faça bem, certamente melhor do que nós, mas nunca ninguém os fez tão loucos.
A colecção chama-se Os Livros Estão Loucos e, linha a linha, página a página, estes vão mesmo ser livros loucos, irreverentes, originais, com um grafismo inventivo que vai mudar a nossa ideia de leitura. Toda a leitura é, agora, uma aventura.
Os livros podem estar loucos, mas têm bom gosto: em cada livro vamos ter, adaptado, com linguagem de hoje e em versão resumida, mas fortemente emotiva, um romance clássico. O primeiro é este Robinson Crusoé, de Daniel Defoe.
Nunca se fez nada assim, só para convencer os nossos jovens a ler e a gostar de ler. Note-se bem: não são livros infantis, são livros juvenis. E são livros-objecto, pintados à mão por fora, nas faces do miolo, e com utilização inovadora das cores no interior. São livros deste tempo, que dão vida aos clássicos e que vão ser um inestimável auxiliar dos pais e professores.

Robinson Crusoé apresentado aos novos leitores
O livro que tens na mão veio de uma ilha deserta. Quer dizer, não é bem deserta. Está lá um náufrago. Chama-se Robinson Crusoé. O barco em que viajava foi apanhado
por uma tempestade e ele, o único sobrevivente, foi dar a esta ilha.
Se estivesses só, numa ilha deserta, o que farias para sobreviver? Se queres mesmo saber, lê este livro. Robinson Crusoé cria ferramentas, constrói abrigos e barcos, aprende a caçar e a pescar… Torna-se rei da sua própria ilha!
Mas será que Robinson está mesmo só?
Há movimentos estranhos na ilha… Serão piratas? Pior ainda, serão canibais? E quem é o Sexta-Feira? Isso é nome de gente?!
Embarca nesta fantástica aventura e anda viver todas as peripécias! Robinson Crusoé é a mais famosa narrativa de viagens, baseada numa história verídica, e agora contada como nunca imaginaste!
Adaptação: João Resende. Versão final: Manuel S. Fonseca


Sobre a colecção
·         Queremos fazer uma colecção de livros loucos, que encantem.
·         Queremos que sejam livros sedutores, objectos que chamem a atenção. Pintados à mão, por fora, nas três faces do miolo.
·         Queremos criar outra forma de ler: em cada página, queremos criar sensações quase físicas, de surpresa, tornar emotivas as palavras. Com manchas de cor.
·         Os primeiros cinco livros da colecção são Robinson Crusoé (Daniel Defoe), Romeu e Julieta (Shakespeare), Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll) e Os Três Mosqueteiros (Dumas) e Frankenstein (Mary Shelley).
·         Narrativa resumida, mas dramatizada e dialogada, de livros clássicos.
·         Clássicos reescritos em textos curtos (pouco mais de 100 páginas).
·         São livros com valor pedagógico: estes livros são ferramentas para os pais e professores cativarem os jovens (9-14 anos) para a leitura.
·         O nosso lema: «Os Livros Estão Loucos, contados tipo aos jovens, tornam fácil o que parecia difícil: colar os olhos dos jovens às páginas de um livro.»

Bom, isto é o que nós vamos dizer aos teus pais e ao teu professor de português. Mas a ti, leitor, só temos a dizer isto:

Os Livros Estão Loucos são clássicos escritos para ti. As histórias que os grandes escritores contaram estão aqui, mas com as palavras de hoje. Para leres numa hora o que antes se lia num dia. São livros com páginas loucas, letras que crescem e encolhem, frases que saem das páginas. Os Livros Estão Loucos e tu também.

Robinson Crusoé
Daniel Defoe
15x23
704 páginas
30,00 €
Ficção / Literatura Estrangeira
Nas livrarias a 19 de Abril
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário