quinta-feira, 13 de abril de 2017

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias Conferência sobre a Páscoa e o seu significado religioso


Mais de 70 de participantes assistiram à conferência “Vamos falar sobre a Páscoa”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 12 de abril.
O evento está inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, que teve a sua apresentação a cargo do pároco de Cantanhede, João Pedro Silva e com a presença do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
No decurso da sessão, o Padre João Pedro Lopes abordou diversas questões relacionadas com a Páscoa, a maior e mais importante festa do Cristianismo, seu significado religioso e cultural.
Pedro Cardoso destacou a “importância de aprofundar esta temática numa altura em que as comunidades locais celebram a Páscoa, a festa maior dos cristãos, com grandes tradições nas nossas comunidades e que é o centro de toda a liturgia, o acontecimento em que se celebra a vitória da vida sobre a morte e a perspectiva de eternidade que se abre à humanidade”. Referiu ainda que, “independentemente do credo e das convicções religiosas de cada um, sendo uma sessão aberta a todos, é uma oportunidade para conhecer toda a riqueza e o significado profundo desta celebração festiva, que faz parte do nosso património cultural, e que importa conhecer, pois falamos das nossas raízes e da matriz judaico-cristã que moldou a nossa cultura”.
A finalizar o autarca agradeceu a participação do Pe. João Pedro, sublinhando “a sempre prontidão e generosidade para colaborar nas iniciativas locais, destacando o papel importante de um pároco na construção de uma comunidade mais coesa e mais humanizada, para além da dimensão eclesial e do papel na evangelização”.

Sobre João Pedro Lopes da Silva
O João Pedro Lopes da Silva nasceu em Coimbra, em 1986. Frequentou, no ensino básico, o Colégio de S. Teotónio, em Coimbra; e, no ensino secundário, o Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão. Frequentou o Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra, concluindo o primeiro grau canónico em Teologia, certificado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em 27 de julho de 2010.
Concomitantemente, depois de quatro anos em Pré-Seminário, frequentou três anos o Seminário Menor em Aveiro, um ano em tempo propedêutico o Seminário Diocesano de Leiria, e seis anos o Seminário Maior da Sagrada Família em Coimbra. No contexto do Seminário Maior colaborou pastoralmente: um ano no Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; dois anos no Pré-Seminário; um ano na Pastoral Universitária; e dois anos nas paróquias de Carvalho, Friúmes e Penacova.
Foi ordenado Diácono a 13 de março de 2011. A 25 de agosto de 2011 foi nomeado para colaborar, enquanto Diácono, nas paróquias de Bobadela, Ervedal da Beira, Lageosa, Lagares da Beira, Lagos da Beira, Meruge, Seixo da Beira, e Travanca de Lagos. Foi ordenado Presbítero a 11 de dezembro de 2011, sendo, a 13 de janeiro de 2012, nomeado pároco in solido das paróquias onde já estava a colaborar como Diácono.
A 12 de setembro de 2012 foi nomeado pároco in solido das paróquias de Águas Belas, Areias, Chãos, Dornes, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova, Paio Mendes e Pias. Executou as funções de Presidente do Centro Social Paroquial de Ferreira do Zêzere e do Centro Social Paroquial de Chãos.
A 3 de setembro de 2015 foi nomeado pároco de Cantanhede, Outil e Portunhos, capelão do Hospital do Arcebispo D. João Crisóstomo e da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, funções que executa atualmente. Executa também a função de vice-presidente da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário