quinta-feira, 13 de abril de 2017

Precários do Estado têm 60 dias para tentar vínculo permanente

Projeto de portaria exclui do programa de regularização os precários da função pública a prestar serviço em regime de substituição. Programa vai abranger empresas do Estado.
Resultado de imagem para Precários do Estado têm 60 dias para tentar vínculo permanente
Os trabalhadores do Estado que prestam serviço em situação precária (contrato a termo ou recibos verdes) vão ter 60 dias para se candidatarem ao programa de regularização extraordinária de vínculos. Estes requerimentos e o parecer do dirigente do serviço a especificar se correspondem ou não a necessidades permanentes, têm de chegar às comissões de avaliação bipartidas (CAB) nos 12 dias úteis seguintes à sua receção, segundo prevê o projeto de portaria a que o DN/Dinheiro Vivo teve acesso.
No requerimento (que vai ser disponibilizado no Portal do Governo), os trabalhadores terão de indicar a data em que iniciaram funções, as funções desempenhadas, o horário de trabalho (completo ou parcial), o tipo de contrato e identificar o serviço. O pedido pode ser entregue em papel ou através de preenchimento eletrónico. Esta informação e os dados que serão fornecidos pelo dirigente do serviço vão ser depois analisados pelas referidas comissões de avaliação bipartidas (a criar em cada ministério) e serão tidas em conta no parecer em que estas determinam se a função exercida corresponde a uma necessidade permanente do órgão ou serviço onde a mesma é desempenhada.
Além desta análise, entre as competências destas comissões está também a emissão de pareceres sobre a adequação do vínculo jurídico à função exercida. Mas o projeto de portaria - que vai ainda ser discutido - impõe alguns limites à atuação das CAB, ao determinar que se considera não corresponder a satisfação de necessidades permanentes de serviço "o exercício de funções em situações em que é possível a celebração de contratos a termo resolutivo previstas no artigo 57º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas".
Em causa estão os contratos a termo para substituição de trabalhadores de baixa, em licença parental, em situação de mobilidade, comissão de serviço ou, entre ouras situações, para o exercício de funções em estruturas temporárias. A exclusão deste tipo de contratos nesta primeira versão do projeto de portaria é um dos temas que deverá ainda ser discutido, até porque, como referiu ao DN/Dinheiro Vivo José Abraão, secretário-geral da FESAP, "terá de se verificar cada caso em concreto porque até podem existir pessoas admitidas para substituir um trabalhador e que se foram mantendo porque entretanto outro se aposentou e o seu trabalho continua a ser necessário".
O projeto de portaria faz ainda depender a apreciação das comissões da legislação que regulamenta as situações em que podem fazer-se contratos de prestação de serviços (avença e tarefa) e contratos a termo para preenchimento de postos de trabalho.
O documento determina ainda que as comissões integrem um representante dos ministérios da Finanças, do Trabalho e da tutela do serviço, bem como representantes do dirigente de serviço e das três estruturas sindicais: Frente Comum, Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e Frente Sindical (liderada pelo STE).
Este programa abrange os trabalhadores do Estado e do setor Empresarial do Estado e prevê regras diferentes para as pessoas a prestar funções através de contratos emprego-inserção (CEI). No caso dos CEI, não serão as pessoas a fazer o requerimento, mas o dirigente do serviço a submeter à apreciação das referidas comissões a identificação de todas as funções que estão a ser desempenhadas por desempregados, bem como a respetiva duração, incluindo interrupções inferiores a 60 dias.
Em relação aos trabalhadores, apesar de terem 60 dias para fazer o seu requerimento a pedir para a sua situação ser apreciada, o diploma prevê que nos 30 dias seguintes ao termo deste prazo, os dirigentes submetem às comissões a "identificação de situações que não tenham sido objeto de requerimento.
A portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, estando tudo a ser feito para que fique pronta ainda este mês.
Fonte: Dinheiro Vivo/ DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário