quinta-feira, 13 de abril de 2017

TEDxAveiro – Edição 2017


O TEDxAveiro é um evento realizado a nível local, por Aveirenses, que se afirmou a nível nacional como um evento de referência, promotor da criatividade, inovação e empreendedorismo dos portugueses. Este ano oTEDxAveiro regressa a 27 de Maio, no Centro de Congressos de Aveiro, com o mote "O FUTURO É AGORA" e com a participação de 14 oradores. Partilhamos hoje, convosco, a lista dos 12 oradores confirmados até ao momento.

Renata Gomes é licenciada em Medicina Forense e Ciências Médico Forenses. Numa entrevista confessou que “tinha um tio que era médico forense e andava sempre de roda dele. Era a pessoa mais fixe de sempre, quando vinha passar os dias connosco, perguntava-me coisas sobre anatomia e dissecávamos o coração dos frangos que a minha avó fazia para o almoço." A trabalhar na área da Regeneração Cardiovascular, vem falar-nos de "como se remendam corações partidos".

António Murta, Engenheiro de Sistemas, empreendedor assumido e acérrimo impulsionador da inovação, lançou a holding Pathena. Sempre desejou "construir o futuro" em vez de esperar que o futuro lhe aconteça, é membro da Associação Americana de Futurologia e vem até nós para falar dos Desafios Societais resultantes da Evolução Tecnológica.

Henk Van Twillert é professor de saxofone na ESMAE, no Porto, onde formou a Orquestra Portuguesa de Saxofones e o grupo Vento do Norte. Após 25 anos como docente no conservatório de Amesterdão, decidiu tornar-se “Guest Teacher” para dispor de mais tempo para todos os seus projetos, nos quais combina o amor pela música e o ensino. No bolso, leva sempre o seu programa de música especial para as crianças "Stars of the Future".

Bruno Figueiredo, Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Aveiro, é diretor científico na Graphenest. Através do seu método que “envolve um processo termomecânico mais amigo do ambiente que melhora a eficiência e corta custos", conquistou o seu lugar na lista de empresários com menos de 30 anos, distinguidos pela Forbes, este ano, na categoria Indústria.

Verónica Fossa vem dar-nos a conhecer o dia-a-dia de um "Chief happiness officer". Esta empreendedora, nascida em Itália, gere a sua empresa, a We Factory, uma agência que explora novos conceitos e estratégicas para a criação de experiências impactantes, em torno da cozinha e dos alimentos, com o intuito de melhorar o bem-estar e a felicidade das pessoas.

Carlos Jalali é doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford. O seu trabalho centra-se nas instituições políticas, sistemas partidários, comunicação política e comportamento eleitoral em Portugal. Politólogo e docente na Universidade de Aveiro, foi eleito em 2016 Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política.

Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, foi distinguido pela Forbes como um dos jovens sub-30 anos a acompanhar na área da tecnologia. Com o lançamento da Uniplaces, ajudam estudantes de todo o mundo a reservar alojamento de uma forma segura, através desta plataforma que junta estudantes e senhorios.

Fred Canto e Castro é o criador da Sonder People, uma “agência de modelos moderna”, centrada na diversidade, que coloca pessoas reais a trabalhar em publicidade para todo o mundo. Este jovem de 21 anos, agencia pessoas que não cabem nos padrões das agências de modelos tradicionais, e que já participaram em campanhas icónicas como a da H&M com o David Beckham.

Mohammad Safeea, é sírio, licenciado em Engenharia Mecânica, e brilha no departamento de robótica na Universidade de Coimbra. Desde pequeno que tem os robôs como a sua paixão. Atualmente está a fazer o doutoramento que integra um projeto europeu para evitar colisões entre robôs e humanos em contexto de fábrica, com a finalidade de criar “o fato do futuro”.

Susana António é Designer Social e trabalha para ser “neta de Portugal”. A Susana cria objetos para serem fabricados por artesãos muito especiais. O seu novo projeto “A Avó veio Trabalhar” é o resultado do seu trabalho, onde o foco são as pessoas.

Nuno Catarino, Licenciado em Física e Doutorado em Matemática, lidera a divisão de sistemas de satélite do Grupo DEIMOS. Dedicado à exploração de dados de satélite, vem até nós falar de "Big Data" e da extração do conhecimento a partir das fontes de dados de satélite.

Carolina Reis, Licenciada em Ciências de Comunicação, iniciou o seu percurso profissional no jornal Público e daí saiu para o Expresso, onde trabalha há dez anos. Escreve sobre temas sociais, como a violência doméstica ou os refugiados, e sobre temas fraturantes, como a identidade de género ou o aborto. Para a Carolina, “O futuro é luta, muita luta. Nada está assegurado, nada é eterno”.

Os nossos oradores estão entusiasmados em partilhar connosco, no dia 27 de Maio no Centro de Congresso de Aveiro, as suas histórias, ideias, experiências e sonhos sobre o futuro.

Bilhetes à venda em www.tedxaveiro.com, no Glicínias Plaza Shopping Center, no HAIRTZ' hair style 'smash your limits' e na Associação Académica da Universidade de Aveiro.

PREÇOS ESPECIAIS PARA GRUPOS

Porque a felicidade só é real quando partilhada, para grupos de 4 ou mais elementos o valor de um ingresso para o TEDxAveiro será de 19€ por pessoa.

Mais informações em www.tedxaveiro.com na página do Facebook e através deste e-mail. 


__________________________________


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!


editorlitoralcentro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário