quarta-feira, 12 de abril de 2017

Eu, Psicóloga: Baleia Azul: jogo mortal acende alerta dos pais.





O que é o jogo?

Você já ouviu falar no Baleia Azul ou Blue Whale, como é originalmente conhecido? O macabro jogo que viralizou em parte da Europa e na Rússia faz uma série de desafios aos adolescentes. A última tarefa proposta: suicídio.

O jogo originalmente surgiu na Rússia, e tem sido investigado por estar relacionado a 130 casos de suicídio. Após o suicídio de Yuilia Konstantinova (15 anos), e Veronika Volkova (16), as autoridades iniciaram uma investigação sobre o jogo. Ambas saltaram de um prédio de 14 andares, em Ust-Ilimsk, na Sibéria, de acordo com o Siberian Times.

O jogo tem se disseminado através da rede social Vkontakte, que é uma rede social russa semelhante ao Facebook. O jovem Philip Budeikin, de 21 anos, foi detido acusado de ser o líder do grupo que estimula a prática do jogo e do suicídio.

Segundo a imprensa internacional, o Baleia Azul funciona em grupos fechados na internet. Na web, um dos mentores passa a orientação do desafio a ser feito no dia. Dentre as tarefas estão assistir filmes de terror por 24 horas, cortar a pele e desenhar símbolos pré-estabelecidos. O jogo tem duração de 50 dias, com a tarefa mortal.

Então, os participantes são induzidos a uma lavagem cerebral destruidora, ficando 24 horas sem dormir, assisitindo filmes de terror por horas a fio, em uma rotina sufocante bem semelhante a do filme Laranja Mecânica, do diretor Santley Kubrick. Quando chega no 50° dia, a instrução é para que os jogadores acabem com a própria vida. Com isso, eles vencem o jogo.

Acredita-se que o Baleia Azul foi baseado no filme "Laranja Mecânica", clássico que tem uma polêmica cena de lavagem cerebral.

Ainda não há relato de casos envolvendo a nova 'moda' das redes sociais, conforme o delegado da Polícia Civil Frederico Abelha. Contudo, a orientação de especialistas é que os pais orientem e monitorem os filhos para evitar tragédias envolvendo o jogo.
No exterior já foram registrados pelo menos três casos de jovens que tiraram a própria vida para finalizar o desafio. Outros tantos foram 'resgatados' antes de concluir o jogo. 

Intervenção

Sabe-se que os adolescentes são mais suscetíveis a entrar no jogo por perderem mais facilmente o senso de realidade. A cada tarefa concluída ele se sente mais poderoso. Além desse sentimento de uma falsa onipotência, o jogo cria o sentimento de pertencimento , seja ao grupo que faz os desafios ou aos próprios jovens que participam.  Além disso os pais têm que ter voz ativa com os filhos e proibir certas atitudes, como passar noites em claro e virar o dia na frente de um videogame. Os pais têm que lembrar qual é o papel deles, porque são crianças, adolescentes. Se for preciso, têm que pedir ajuda profissional.

É  fundamental que os pais observem quantas horas de sono o filho está tendo. Ela explica que a privação do sono é uma das piores torturas e mais devastadoras na destruição do ego. O sono faz parte da saúde mental. Quando sofre privação do sono, muito rapidamente a pessoa perde a noção da realidade e entra em estado psicótico o que pode ser uma estratégia   para  levar uma pessoa a cometer suicídio.

Fiscalização

É preciso que  que os responsáveis monitorem todas as redes sociais dos menores. Tem que checar as conversas no WhatsApp e os grupos de bate-papo. É importante saber que grupos seus filhos estão frequentando. Até porque destas conversas, o pai pode ter um indicativo da atitude do filho ou até descobrir uma coisa mais grave, como abuso sexual.
Além disso, pais devem ficar alertas também e observar as companhias dos adolescentes.

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário