quarta-feira, 12 de abril de 2017

Conselho Local De Ação Social Aprova “Cartão 66 Carregal Do Sal”

O Conselho Local de Ação Social de Carregal do Sal reuniu no dia 31 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a seguinte ordem de trabalhos: 
1.º Cartão Municipal do Idoso “Carregal do Sal 66” – Proposta de Alteração de Regulamento;
2.º Apresentação do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade – Emprego Apoiado em Mercado Aberto, pelo Serviço de Emprego de Tondela do Centro de Emprego Dão Lafões;
3.º Apresentação dos dados no âmbito da Operação “Censos Sénior 2017”, pela Secção de Programas Especiais do Núcleo Territorial de Santa Comba Dão da Guarda Nacional Republicana.
Dando início aos trabalhos, a Presidente do CLAS, Ana Cristina Borges, informou que se tem constatado progressivamente, nas últimas décadas, um aumento da população idosa no Concelho de Carregal do Sal, situação que, aliás, é transversal à generalidade dos concelhos do País.
Se, por ocasião do último Regulamento, em 2008, era uma preocupação resolver problemas que pudessem afetar as populações, designadamente através do apoio a estratos sociais mais desfavorecidos, atualmente e, por força do contexto sócio económico e social torna-se pertinente alargar os benefícios a todos os carregalenses com idade igual ou superior a 66 anos de idade, por forma a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, tendo em atenção a dignidade pessoal dos munícipes, nestas faixas etárias.
Esta proposta de alteração, aprovada por unanimidade, irá permitir que todos os carregalenses, nesta faixa etária, possam usufruir dos benefícios associados ao “Cartão 66 Carregal do Sal”.
De seguida, a Dra. Maria Antónia Costa apresentou o Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade – Emprego Apoiado em Mercado Aberto, deixando informação para que as entidades interessadas se possam candidatar a esta medida.
No final dos trabalhos, a Presidente do CLAS informou que acompanhou nas últimas semanas do mês de março, no âmbito da Comissão Municipal de Proteção de Idosos de Carregal do Sal, com outros elementos desta Comissão, agentes da Secção de Programas Especiais da GNR no levantamento de idosos no âmbito da Operação “Censos Sénior 2017”. Segundo foi salientado o número de idosos em situação de isolamento diminui no concelho de Carregal do Sal.
Por fim deu a conhecer que foi apresentada Candidatura ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, no âmbito do Portugal 2020, tendo ficado a Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal como pólo de receção.
Informou, ainda, que mais uma vez estão abertas as inscrições para as Férias Desportivas de Páscoa, a decorrer de 5 a 18 de abril.
Informou, também, que irá ser dinamizada Ação de Sensibilização “Segurança na Internet” no dia 11 de abril, por agentes da Secção de Programas Especiais da GNR, onde serão abordadas questões relacionadas com uma navegação/utilização segura da internet. 
No final, deu a conhecer que o Centro de Respostas Integradas Viseu convidou, através da Câmara Municipal de Carregal do Sal, algumas associações para participarem numa reunião de trabalho com o objetivo de fazer a apresentação de um programa de treino de competências pessoais e sociais “Eu e os Outros”. Trata-se de um projeto que permite realizar um trabalho preventivo junto da população juvenil e que tem como objetivo geral promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social. Até à data, duas entidades manifestaram a intenção de receber formação para posteriormente aplicarem este Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário