quarta-feira, 12 de abril de 2017

“Arte Vetraria Muranese” Vidro de Murano no Museu do Vidro

“Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M.”, pertencente à Coleção Lutz H. Holz,  é a exposição que está patente no Museu do Vidro, na Marinha Grande, até 1 de outubro.


A inauguração ocorreu no passado sábado, dia 8 de abril, tendo contado com a presença de representantes de entidades locais, do colecionador alemão, dos seus assistentes e de outros convidados.

Para a vereadora da Cultura, Cidália Ferreira, receber esta coleção de vidro de Murano “é uma grande honra”. “A parceria com o Museu Tecnológico do Vidro de La Granja, nossa cidade irmã, fez-nos estabelecer esta excelente parceria que tem obtido tão gratos resultados”, acrescenta.

O vidro de Murano chega agora à Marinha Grande por intermédio deste colecionador “que faz renascer em nós, não só a beleza desta arte, mas o orgulho de podermos estar irmanados pelo fogo, brilho, beleza e arte saída das mãos daqueles que nos antecedendo puderam ter os mesmos despertos pela obra em vidro”.
O colecionador Lutz H. Holz esclarece que o tema central da sua coleção “é o vidro de Murano do séc. XX. As peças da A.Ve.M. são uma parte importante e especial da coleção”.

“A A.Ve.M. não era uma empresa ativa no mercado internacional, apesar de as jarras que produziam serem de uma beleza imanente, devido às suas formas e cores e do alcance das inovações ser admirável”, acrescenta.

A exposição apresenta cerca de meia centena de peças que se constituem como alguns dos melhores exemplares em vidro de Murano produzidos pela fábrica A.Ve.M.,   que comprovam a combinação de inovação, design, arte e ciência do vidro. 

As peças  pertencem a Lutz H. Holz, que iniciou a sua coleção de vidro de Murano há 12 anos quando comprou as três primeiras jarras. 

Fundada em Murano - Veneza no ano de 1932 por Galliano Ferro, Emilio Nason e Antonio-Luigi Ferro, em parceria com os seus dois filhos Ottone e Egidio, a Arte Vetraria Muranese - A.Ve.M. deu um importante contributo para a introdução do design no fabrico de vidro em Murano, tendo contado com a colaboração de artistas e designers como Vittorio Zecchin, Giulio Radi, Giorgio Ferro e Anzolo Fuga.

A exposição “Arte Vetraria Muranese – A.Ve.M” pode ser visitada no Museu do Vidro, até 1 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário