quarta-feira, 12 de abril de 2017

Negócio obscuro nas viagens de finalistas// Choque e fair-play na Champions


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
O terror terá chegado à Champions? As autoridades ainda não têm respostas sobre quem (e como) atacou o autocarro do Borussia de Dortmund, lesionando um jogador e obrigando a adiar para hoje o jogo dos quartos-de-final contra o Mónaco. O que já sabemos e não sabemos está aqui contado.  As imagens da noite também. E a reacção dos fãs dos dois clubes, com um grito de fair-play, está registado para a posteridade. Nos últimos minutos, vieram a público duas pistas diferentes seguidas pela polícia: uma islâmica, outra nem por isso (o nosso minuto a minuto já aqui está, com as actualizações permanentes).
O outro jogo da Liga dos Campeões também trouxe um pesadelo, mas apenas desportivo - e para o Barcelona. Os catalães perderam com a Juventus por 3-0. Terão força para uma nova recuperação épica, como contra o PSG? A propósito, sabe o que fez o Barcelona antes da reviravolta histórica frente ao PSG? Foi ao ilusionista.
Pesadelo é na Casa Branca. E esta é a última do porta-voz de Trump: disse ele, a propósito dos ataques químicos na Síria, que nem "alguém tão desprezível como Hitler atacou o seu próprio povo" com gás (sim, eu também fiquei com essa cara de espanto). Claro que já chovem pedidos de demissão - e claro que já veio uma espécie de pedido de desculpa.
Mais consciente, veio um aviso da América para Assad"Pagará um preço muito, muito pesado" se voltar a utilizar armas químicas, disse o secretário de Estado da Defesa. Já em Moscovo, Rex Tillerson aconselhou a Rússia a “realinhar-se com os Estados Unidos”. E para o ajudar a ler tudo isto, aqui fica umas perguntas e respostas: Putin e Assad, amigos para sempre?
No Brasil, a guerra é judicial e não parou. Um juiz autorizou novas investigações contra nove ministros e outros 74 políticos - do Senado e da Câmara Baixa.

As notícias do dia  

Na nossa manchete trazemos as novidades do Programa Nacional de Reformas, que o Governo aprova amanhã. Deixo-lhe os títulos, para que possa seguir o que mais lhe interessar:
Outras notícias da governação? As novas entradas na ADSE derraparam para o Verão (com a Raquel a explicar-nos o que está em cima da mesa); os bolseiros de investigação vão poder entrar na carreira docente (e com outra porta aberta para 460 doutores); uma greve anunciada dos médicos; e um recuo do Ministério da Educação, contado pelo jornal i: as editoras vão, afinal, poder enviar manuais escolares aos professores. 
Nas autárquicas, anuncia-se uma guerra entre Rui Moreira e o PSo autarca não aceita negociar lugares "for the boys". E também uma proposta do PCP, a marcar território: teremos um referendo à regionalização?
Da Economia, registe um númerojá há 1300 reclamações dos lesados do Banif na CMVM. E outro (mais positivo): Portugal registou 1,5 mil milhões de investimento num mês, segundo o Eco. Já agora, fica aqui a última análise do Conselho de Finanças Públicas às contas de 2016 (afinal, o milagre foi assim).
E da Cultura, temos isto para lhe contara Misericórdia de Lisboa vai ter uma casa para a Ásia no Bairro Alto, uma quase cortesia do coleccionador Francisco Capelo; e a Cinemateca leva-nos ao tempo da outra senhora, mostrando-nos o cinema mudo português dos anos 20 (com música).

Para ler e digerir

1. O negócio obscuro das viagens de finalistas. Talvez chamar-lhe obscuro não seja o mais correcto - porque é feito às claras e está à vista para quem queira ver. Mas, como conta o Luciano Alvarez, o que se passa é tão agressivo que só lendo acreditamos. Aviso: esta história mete agências, patrocínios a eleições de associações de estudantes, viagens, festas e famosos - com menores de idade. É claro que ministério e directores de escolas dizem desconhecer tudo isto (que acontece em meio escolar), mesmo que o Presidente do Conselho Nacional de Juventude reconheça isto: os apoios das agências de viagens às listas que concorrem às associações de estudantes “têm condicionado gravemente as eleições”.
Ainda sobre este tema, anote o nosso Editorial ("As negociatas dos finalistas"). E o artigo de Francisco Louçã, com um título bem provocador e muito caro a esta casa: "A geração mais rasca do que a rasca"

2. Um livro contra o olhar míope sobre terrorismo e religião. Sim, mudando de assunto, mas mantendo-nos em casos sérios. "A Associação das Pequenas Bombas", do indiano Karan Mahajan, é um exercício literário íntimo sobre o terror a partir do quotidiano em Nova Deli. É a tragédia enquanto definição de vida; quando acontece “é impossível recuperar”. É o que diz o autor, nesta belíssima entrevista à Isabel Lucas. E começa assim: “O atentado bombista, a que o Sr. e a Sra Khurana não assistiram, foi um acontecimento arrasador e cheio de repercussões.”
3. (e para sair do tormento). O Príncipe Carlos é triste e talvez simpático de mais para ser rei. Está há 65 anos à espera de ser rei. Bedell Smith dedicou-lhe uma biografia, não autorizada, onde explica que o príncipe é um homem divertido, informal, simpático e de voz sexy. O texto é um exclusivo PÚBLICO/The Washington Post.

Hoje na agenda
  • Dia cheio na Assembleia, começando com uma audição a Mário Centeno, sobre offshores e o Novo Banco (banco que apresenta as contas de 2016 ao fim da tarde).
  • Logo mais, também Paulo Macedo, o presidente da CGD, vai à AR explicar as contas da instituição - e a sua recapitalização. Hoje, o Negócios diz que a administração do banco público será um pouco mais curta do que se previa.
  • E pelo meio ainda há debate quinzenal. António Costa lança a conversa, com os apoios sociais no centro do discurso.
  • Esta manhã há uma emissão de dívida pública a longo prazoum teste importante ao nosso financiamento.
  • Ao fim do dia, três jogos da Liga dos Campeões: o Dortmund-Mónaco; Bayern-Real Madrid; e Atlético Madrid-Leicester. Que tudo corra sem mais sobressaltos. 

Só mais um minuto  

Lembra-se do passageiro expulso do voo da United, que estava em overbooking? Talvez já tenha visto como reagiu o presidente da companhia aérea. Se não, veja (porque claramente não correu bem). Porque é melhor prevenir do que remediar, não vá o diabo tecê-las, a Luísa Pinto preparou-lhe este texto em pontos: overbooking, o que é e o que deve saber.
E talvez isto lhe possa ser também útil: um guia para entreter os mais pequenos nestes dias de Páscoa? Sim, porque há muito mais para fazer do que decorar ou caçar ovos de chocolate. Aqui ficam algumas ideias para entreter a petizada, cortesia do nosso Guia do Lazer.
A propósito da época: estes ovos da Páscoa são só para comer com os olhos. Vá, mais a sério: vale a pena descobrir os ovos produzidos pelas marcas de topo (uns muito, muito caros, mas também há alguns a preços acessíveis).
E que tal aproveitar a "cidade mais cool da Europa" (na versão da CNN)? Os nossos repórteres fotográficos, que também são os mais cool da Europa, deixaram-nos um guia de luxo em 30 retratos.
E assim me despeço, tentando replicar a forma como Emma Stone respondeu ao convite para ir ao baile de finalistas. Isso, com simpatia.
Nós vemo-nos por aqui, sempre que tiver um minuto.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário