sábado, 6 de maio de 2017

Vencedores da fase regional do Concurso Nacional de Leitura foram apurados em Albergaria-a-Velha

João Rodrigues, da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, e Mariana Martins, da Escola Secundária Júlio Dinis, ambas em Ovar, foram os grandes vencedores da fase regional do 11.º Concurso Nacional de Leitura, nos escalões de 3.º Ciclo e Ensino Secundário, respetivamente. O evento, que decorreu ontem na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha e no Cineteatro Alba, contou com a participação de mais de 100 alunos de oito municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

  Os vencedores da fase regional vão representar a Região de Aveiro na prova nacional, que irá decorrer no final do ano letivo. Como suplentes do 3.º Ciclo, ficaram apurados João Silva, da Escola Básica da Branca, e João Santos, da Escola Básica da Gafanha da Encarnação. Quanto aos suplentes do Ensino Secundário, foram Francisco Santos, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, e Maria Sampaio, da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, em Ovar.

A prova regional decorreu em duas etapas. De manhã, na Biblioteca Municipal, os alunos fizeram uma prova escrita, constituída por questões de escolha múltipla, com a duração de 30 minutos. Os participantes do 3.º Ciclo responderam a perguntas sobre os livros “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho, e “Aventuras do João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira. Já os alunos do Secundário tiveram de demonstrar os seus conhecimentos sobre as obras “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “Livro”, de José Luís Peixoto. Enquanto cada ciclo de ensino fazia a sua prova escrita, o outro grupo participava numa sessão de empreendedorismo no Edifício dos Paços do Município.

  Para os professores e encarregados de educação que acompanharam os concorrentes, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha preparou uma visita ao Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, e uma degustação de iguarias locais.

À tarde, os cinco alunos de cada ciclo com a melhor classificação na prova escrita foram selecionados para a prova-espetáculo, que decorreu no Cineteatro Alba. Perante um júri, constituído por Catarina Mendes, Vereadora da Educação, Maria João Lopo de Carvalho, escritora, e Sérgio Félix, docente na área de empreendedorismo, os finalistas responderam a duas questões sobre as obras estudadas e fizeram uma leitura expressiva de um poema tirado à sorte.

 A apresentação da prova-espetáculo esteve a cargo de Paulo Condessa, promotor da leitura e dinamizador de sessões de “Stand-Up Poetry”. Da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas estiveram presentes Maria João Guerreiro, Filipe Ferreira e Ana Marta Araújo.

Catarina Mendes agradeceu às várias entidades envolvidas na prova regional do Concurso Nacional de Leitura, nomeadamente, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-aVelha, a Antunes Livreiros, bem como os elementos do júri e os professores corretores, que estiveram a verificar as provas escritas. A vereadora referiu que os alunos que gostam de ler “conhecem o mundo de uma maneira única e especial” e agradeceu a todos os que fizeram deste dia uma grande “homenagem à leitura”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário