sexta-feira, 30 de junho de 2017

Jovens não acompanham tendência de queda do desemprego

Resultado de imagem para Jovens não acompanham tendência de queda do desemprego
Dados do INE mostram que apesar da diminuição na taxa, o desemprego jovem aumentou em maio. Enquanto a taxa de desemprego dos jovens foi 24,6%, a dos adultos foi de 8,3%.
A taxa de desemprego nacional voltou a cair em abril e maio, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No entanto, os jovens não seguem a tendência e registou-se mesmo um aumento do número de desempregados entre os 15 e os 24 anos no mês passado.
O desemprego de jovens terá ficado em 24,6% em maio, um valor bastante acima dos 9,4% da média nacional. Apesar de a taxa ser mais baixa que no mesmo mês do ano passado, quando estava em 28%, é a mais elevada desde janeiro.
“A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 24,6% e aumentou 0,8% em relação ao mês precedente”, explica o INE em comunicado. Em comparação, “a taxa de desemprego dos adultos foi de 8,3% e diminuiu 0,1% em relação àquele mês”.
Nos primeiros quatro meses do ano, o desemprego de jovens esteve a descer, mas em abril voltou a aumentar. Em maio, a população jovem desempregada aumentou 1,4% ou 1,3 mil pessoas, face ao mês anterior. Quando à população empregada entre os 15 e os 24 anos, assistiu-se a um decréscimo mensal de 2,8% ou 7,8 mil pessoas. A taxa de emprego dos jovens foi de 25,%, menos 0,7% que em abril.
O desemprego jovem em Portugal tem sido uma preocupação do Governo e de Bruxelas. Na avaliação ao Programa de Estabilidade e ao Plano Nacional de Reformas, a Comissão Europeia avisou, em maio que problem em Portugal aumenta o risco de os jovens desempregados se desvincularem do mercado de trabalho.
Este distanciamento pode causar perdas graduais de qualificações e empregabilidade, o que pesa negativamente no crescimento potencial da economia, segundo a comissão. Bruxelas elogiou, no entanto, o programa Garantia Jovem, criado para reduzir o número de jovens que nem trabalham, nem estudam, os chamados NEET.

Fonte/Foto: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário