sexta-feira, 30 de junho de 2017

Albergaria-a-Velha obtém financiamento para restabelecer área ardida

As áreas ardidas no incêndio que assolou o Concelho de Albergaria-a-Velha, na Páscoa de 2015, vão ser intervencionadas pelo Município, um investimento da ordem dos 75 mil euros, comparticipado em 100 por cento pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

 O “incêndio de Nogueira”, como ficou conhecido, localidade situada no concelho vizinho de Sever do Vouga, alastrou-se rapidamente à Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, atingindo também algumas áreas na Freguesia de Ribeira de Fráguas. Várias casas estiveram em perigo e pessoas foram evacuadas.

O Município de Albergaria-a-Velha lançou uma candidatura ao PDR 2020 tendo em vista o restabelecimento da floresta afetada e a implementação de medidas de estabilização de emergência dos solos e dos caminhos, incluindo a limpeza das margens e desobstrução dos leitos dos rios. A área a intervencionar é superior a 36 hectares, sendo a duração dos trabalhos de 60 dias.

 Para o desenvolvimento deste projeto, a Autarquia conta com o apoio da Associação Florestal do Baixo Vouga, parceira desde o primeiro momento, quer na definição da intervenção, quer no acompanhamento dos trabalhos.

A Câmara Municipal tem em curso um outro projeto, juntamente com o Município de Sever do Vouga, de reforço da Rede de Defesa da Floresta contra Incêndios. Consiste na abertura da Rede Primária de faixas de gestão de combustível, com cerca de 55 hectares, e a adaptação da rede viária florestal de acesso a pontos de água. O projeto, orçado em cerca de 144 mil euros, é financiado em 85 por cento pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário