sexta-feira, 30 de junho de 2017

De Criança Em Perigo Para Criança De Perigo


No âmbito de parceria entre a Rede Europeia Anti Pobreza e a Rede Social de Carregal do Sal, foi dinamizado com a CPCJ de Carregal do Sal um Workshop intitulado “De Criança em Perigo para Criança de Perigo”, no passado dia 28 de junho no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Carregal do Sal, com a Participação da Psicóloga Leandra Cordeiro.
O Workshop, destinado às CPCJ do Distrito de Viseu, contou com a presença de outros participantes ligados à comunidade educativa e da saúde.
Na sessão de abertura, a Presidente da CPCJ de Carregal do Sal, Ana Cristina Borges, fez o enquadramento do workshop, salientando a importância dos objetivos subjacentes a esta temática.
A Psicóloga abordou o percurso que muitas vezes separa a vivência de situações de risco na infância e os processos pré-delinquenciais que têm lugar no início da adolescência. Referiu que a delinquência será, na maioria das vezes, uma das consequências de longa exposição de uma criança a circunstâncias de risco, que transformam uma criança doente numa criança de perigo e esta, numa criança muito doente. Salientou que, neste sentido, abordar as especificidades do comportamento e do afeto emocional que comanda e determina a estruturação de desvios e a aparente irreversibilidade de algumas condições é fundamental para uma intervenção articulada e mais bem adaptada.
No final, foi opinião generalizada, dos presentes, que a ação superou as expectativas, tendo ficado subjacente que outras ações irão ser dinamizadas, no âmbito desta parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário