sexta-feira, 30 de junho de 2017

360º - Pinho vai ser ouvido e defende-se. Alemanha aprova casamentos homossexuais. Quem são os "hackers" bons portugueses?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Manuel Pinho deve ser ouvido pela Polícia Judiciária até 15 de julho no processo da EDP. A informação é avançada pelo Jornal Económico, que garante que o ex-ministro será constituído arguido

No mesmo dia em que se sabe isto, Pinho escreve um artigo de opinião no Público onde garante: “Não fui favorecido pela EDP”. E recusa ter "beneficiado" de uma "cátedra de 3 milhões paga pela EDP".

O Parlamento alemão acaba de aprovar, esta manhã, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a possibilidade de adoção de crianças por parte de casais homossexuais. Angela Merkel votou contra.


Informação relevante
"Barata tonta". É a nova expressão de Passos Coelho para descrever a forma como o Governo tem reagido à polémica do incêndio de Pedrógão Grande. Ontem à noite, no Conselho Nacional do PSD, o líder do partido acusou o Executivo de “desbaratar a autoridade do Estado”.

Já durante a tarde o PSD tinha posto pressão sobre o Governo no caso dos fogos. Num debate parlamentar com a ministra da Administração Interna, os social-democratas fizeram muitas perguntas sobre o que correu mal e Constança Urbano de Sousa refugiou-se na declaração de que é preciso esperar por mais informação. Não se pense que os partidos à esquerda ficaram em silêncio: nada disso. O BE, muito académico, defendeu que o melhor era discutir "o ordenamento da floresta"; e o PCP, muito zeloso das instituições, recusou a “lógica de passa-culpas e de responsabilização política sem que estejam apuradas as responsabilidades”.

Num relatório de 2006, o Tribunal de Contas já apontava para as fragilidades do negócio do SIRESP. E as várias renegociações implicaram corte de meios, com redução do número de "estações base", de "zonas" e de “terminais de gestão”. A notícia é do Público.

Tome nota da lista de compras: 44 lança-granadas, 4 engenhos explosivos prontos a detonar, 120 granadas ofensivas, 1500 munições de calibre 9mm, 20 granadas de gás lacrimogéneo. Foi tudo roubado ao Exército dos Paióis Nacionais de Tancos. O DN escreve que o sistema de videovigilância está avariado há dois anos. E o que diz o ministro da Defesa? Diz que o caso "é grave".

O Governo considera "ilegal" a recusa dos enfermeiros em desempenharem funções nos blocos de parto e pediu um parecer à Procuradoria. A Ordem fala em "tentativa de pressão e ameaça". É já a 3 de julho que os enfermeiros param.

Outro bastonário, o dos médicos, denuncia um problema diferente: faltam entre quatro e cinco milmédicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde. Um exemplo: no hospital de Vila Real há 11 anestesiologistas quando devia haver 41.

Mais uma polémica na saúde: a Ordem dos Médicos acusa a Direção-Geral de Saúde de ter pessoas a trabalhar ligadas a associações que são contra a vacinação.

Acaba hoje a primeira fase do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública. Ou seja. o tempo está mesmo a chegar ao fim. Se ainda está indeciso, veja as oito perguntas e respostas que o Rui Pedro Antunes preparou.

Luís Filipe Vieira falou ontem duas vezes sobre bruxaria(importam-se de parar com os sorrisos?). Primeiro, à saída de uma exposição sobre o Benfica: “Calma, não há bruxos!”.  Depois, durante o jantar anual com os deputados benfiquistas (sim: deputados): “O principal bruxo é Rui Vitória”.

Para não se pensar que no futebol só há isto: Cristiano Ronaldo divulgou ontem a primeira foto dos seus dois filhos recém-nascidos, os gémeos Mateo e Eva: “Tão feliz por poder segurar os meus dois novos amores da minha vida”


Os nossos Especiais

Em menos de dois meses, dois grandes ataques informáticos à escala global provocaram prejuízos de milhões de euros. Mas há piratas informáticos bons. São os "hackers brancos" - e há vários em Portugal. O João Francisco Gomes foi falar com eles.

“Football Leaks? Talvez seja o início do declínio de Jorge Mendes”. Pippo Russo, autor do livro "A Orgia do Poder", explica numa entrevista ao Bruno Roseiro porque é que o super agente português está no centro da economia global do futebol

Há 150 anos, Portugal aboliu a pena de morte e, com esse gesto pioneiro na época, deu um exemplo à Europa e ao Mundo. No Conversas à Quinta, Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes perguntam se a importância dessa medida foi esquecida.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre os fogos: "Dizem-nos que a demissão seria 'o mais fácil'. Mas o governo já fez 'o mais fácil': na prática, já se demitiu, perante o conjunto de organismos e de interesses a que, por hábito, chamamos 'Estado'". E também tem uma opinião em vídeo sobre o tema.

José Manuel Fernandes, Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso gravaram um B.I.C.A. sobre a situação da ministra da Administração Interna: pode continuar no cargo ou deve demitir-se?

Miguel Tamen escreve "Grandes momentos na história da aviação": "Existe a ideia de que Portugal tem vindo a levantar vôo. O combustível para esse grande momento da história da aviação é a energia renovável mais antiga do mundo: a energia verbal".


Notícias surpreendentes 

Estreia hoje "Síndrome", a nova peça de Olga Roriz, sobre a guerra. Em entrevista à Rita Cipriano, a coreógrafa fala sobre os efeitos das grandes calamidades: “Depois de perder tudo por onde é que se começa?”.

Foi neste dia, em 1862, que Vítor Hugo publicou o último capítulo do romance "Os Miseráveis". Por isso, a Google dedica-lhe um Doodle especial.

Há macarrão espedindo, peixe espada frito, lapas, chicharros, ventresca de atum, costela mendinha assada no forno e muito, muito mais. O Tiago Pais esteve na Madeira e faz um roteiro de onde pode comer bem.

Já são conhecidas algumas fotos do Body Issue deste ano da revista da ESPN. Foram divulgados os nus da tenista Caroline Wozniacki, dos jogadores de basquetebol Javier Baez e Isaiah Thomas, do jogador de futebol americano Ezekiel Elliott, da lutadora Michelle Waterson e da atleta Novlene Williams-Mills.

Toda a gente conhece a Playboy e de certeza que toda a gente já se perguntou: "Qual terá sido a capa da revista no meu mês de nascimento?". Não se angustiem mais: a Marta Leite Ferreira tem a resposta para essa pergunta. Ora veja aqui.

E assim, com esta informação, pode começar a preparar-se para mais um fim de semana. Já sabe que só precisa de ir passando por aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário