sexta-feira, 30 de junho de 2017

Protecção Civil alerta para perigo de fogos florestais nos próximos dias

Resultado de imagem para Protecção Civil alerta para perigo de fogos florestais nos próximos dias
Temperatura vai aumentar e estão previstas "noites tropicais, em particular na região de Lisboa, Santarém e Setúbal.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta para o perigo de incêndio florestal nos próximos dias, com a subida gradual da temperatura máxima até segunda-feira e redução da humidade relativa do ar, sem retorno significativo durante a noite.
Após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Protecção Civil anuncia para domingo o aumento da temperatura máxima para valores entre 33ºC e os 35ºC na região sul, do Vale do Tejo e distritos de Leiria e Coimbra.
Prevê-se ainda vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado (até 30 km/h) no Algarve até ao final da manhã e no litoral Oeste, de noroeste, durante a tarde.
Nas terras altas o vento soprará forte (até 45 km/h) do quadrante Leste, até meio da manhã e a partir do final da tarde.
Para segunda-feira, haverá aumento da temperatura máxima para valores entre 36ºC e os 39ºC na região sul, Vale do Tejo e Coimbra.
A ANPC prevê "noites tropicais, em particular na região de Lisboa, Santarém e Setúbal, com valores mínimos de temperatura de 20ºC. Vento em geral fraco do quadrante leste, sendo forte (até 40 km/h) nas terras altas, até ao meio da manhã e a partir do final da tarde, soprando moderado (até 25 km/h) de noroeste, no litoral Oeste, durante a tarde".
Segundo a Protecção Civil, os índices de risco de incêndio atingirão, no domingo, o nível muito elevado a máximo na região do Algarve e regiões do interior centro e nível de muito elevado a elevado nas regiões abaixo do eixo montanhoso Montejunto/Estrela.
Face à evolução das condições meteorológicas, A ANPC considera expectável "tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais, pelo que lembra que não é permitido a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos".
Com medidas preventivas, estão também proibidas a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos e queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.
Proibido é também fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, assim como a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Quanto aos cuidados a ter na realização de trabalhos agrícolas e florestais, a ANPC aconselha a manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, a abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação e a ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Fonte: Renascença
Foto: DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário