Enquanto dormia...
... Frederico Morais entrou para a história do surf nacional. Derrotou mais um campeão, o brasileiro Gabriel Medina, na etapa da África do Sul que marca a sua estreia no circuito mundial, e está na final da prova. Foi esta manhã, mas já ontem o surfista português tinha conseguido uma rara nota 10 frente a outro campeão, John John Florence, e sem medo dos (verdadeiros) tubarões. Eis o vídeo.
Foram muitas as notícias que chegaram dos EUA:
- O filho, o genro e o ex-gestor de campanha de Donald Trump foram convocados pelo Senado para depor sobre as interferências russas nas eleições americanas. As audições acontecem já a partir de segunda-feira.
- Trump que deu uma entrevista ao The New York Times onde diz que se arrepende de ter nomeado Jeff Sessions Procurador-geral por este se ter recusado a investigar o caso russo.
- Do Supremo americano veio mais uma derrota para o presidente: os avós estão excluídos do travel ban.
- A CIA anunciou que vai deixar de armar os rebeldes sírios.
- E foi revelado John McCain, o senador republicano ex-candidato presidencial, tem cancro no cérebro.
O BCE tem hoje a sua reunião de governadores antes das férias e mesmo sem se esperarem novidades das taxas de juro, vem aí o começo do fim dos estímulos.
Há 34 novos casos do jogo Baleia Azul a serem investigados em Portugal, noticia hoje o JN.
Outra informação importante
Como estão a chegar os 13 milhões de euros de solidariedade às vítimas de Pedrógão Grande? É complicado, concluiu o Pedro Rainho. Há públicos e privados a gerir o dinheiro angariado, muita papelada para preencher e mais que uma instituição a passar cheques.
A Operação Marquês tem mais dois arguidos. São ambos altos funcionários da Infraestruturas de Portugal, um deles ex-deputado do PSD. Segundo a SIC, o Ministério Público está a investigar agora o projeto do TGV.
A notícia é conhecida quando passam quatro anos do processo. José Sócrates quis marcar a data com um comunicado em que repete as acusações ao Ministério Público. O CM (sem link) noticia entretanto que foram feitas buscas ao antigo chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro, Guilherme Dray.
No Galpgate há várias novidades.
- João Vasconcelos, Fernando Rocha Andrade e Jorge Oliveira, os três ex-secretários de Estado que foram ver o Euro a convite da empresa, já foram constituídos arguidos.
- A Cristóvão Norte, o deputado do PSD que também viajou com a petrolífera, foi retirada a imunidade parlamentar.
- Já Luís Montenegro e Hugo Soares, investigados no processo paralelo das ofertas de viagens para ver o futebol, garantiram ter pago os bilhetes. Montenegro disse-o numa entrevista à SIC, mas sem revelar se pagou antes ou depois das notícias que o envolviam. Hugo Soares na entrevista ao Público e RR, depois de ser eleito novo líder da bancada parlamentar do PSD: "Paguei os dois jogos".
- Já Ferro Rodrigues, em entrevista à Antena 1, mostra-se mais comedido a falar de um caso que afeta da esquerda à direita.
Ainda na área da Justiça, dez anos depois da falência foi conhecida finalmente a sentença da Universidade Independente. Rui Verde, o ex-vice-reitor, foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão, e Amadeu Lima Carvalho, o ex-gestor, a três anos e dois meses, ambos com pena suspensa. Foram culpados por gestão danosa.
O El País noticiou, o governo português desmentiu, a chefe da diplomacia da UE confirmou. A Comissão Europeia discutiu mesmo a situação da Venezuela à margem da reunião da última segunda-feira. Venezuela que hoje enfrenta uma greve geral e onde a oposição já avançou com um governo alternativo a Maduro.
Teresa Leal Coelho apresentou oficialmente a sua candidatura a Lisboa. Admitiu que é a segunda escolha do PSD. A primeira era mesmo Santana Lopes. Santana que, segundo o i (sem link), recusou ser o seu mandatário.
Divisão na 'geringonça'. O PCP votou ao lado da direita e chumbou o banco de terras, uma parte central da reforma florestal apresentada pelo Governo, que só teve o apoio do Bloco (virão aí mais braços de ferro no Orçamento?)
Foi a votação mais emblemática da maratona do último dia de plenário antes das férias parlamentares, marcado também pela rejeição do BE e do PCP ao voto de pesar pela morte do empresário Américo Amorim.
Do Parlamento veio ainda a notícia do adeus de Alberto Martins, o histórico do PS.
Um dos temas quentes do dia foi o debate pedido pelo PCP sobre a privatização da PT (cuja 5ª e última fase aconteceu em 2000). A resposta veio do governo, que anunciou uma ação de fiscalização da Autoridade do Trabalho à transferência de 150 trabalhadores para outras empresas do grupo Altice (o actual dono e alvo das críticas do primeiro-ministro). O Público escreve hoje que a PT mantém uma prática salarial que os tribunais já condenaram.
No futebol, a estreia da seleção feminina num Europeu de futebol não correu bem. Este (ainda) não é nosso campeonato, escreveu o Bruno Roseiro na crónica, depois da derrota por 0-2 frente à Espanha (agora há que esperar pela Escócia).
Ainda no futebol, mas deles, o FC Porto voltou a empatar em mais um jogo de preparação no estágio do México.
Os nossos especiais
Depois de escolhido o curso, a maior preocupação é o futuro emprego. E o que se publica nas redes sociais é cada vez mais determinante. A Marta Leita Ferreira falou com especialistas que deixaram vários conselhos para ter uma perfil online que agrade aos patrões. Eis como procurar trabalho na Internet e como gerir a reputação nas redes.
Se está de férias, gostará de saber qual a lista de bombas de gasolina mais baratas. O David Almas fez a pesquisa e deixa os preços mais baixos na faixa de 20 quilómetros do litoral de Portugal continental. São duas por cada distrito.
A nossa opinião
- Helena Garrido escreve sobre "A vida para além do défice": "Mário Centeno é o único ministro que pode ir de férias convencido que cumpriu a sua missão. O terrível mês de Julho impediu o Governo de festejar a vitória na economia mas fez história".
- Paulo Tunhas escreve sobre "Palavras": "A comunidade de pensamento da maioria que apoia o Governo exprime uma concepção autoritária da sociedade que vai contra uma concepção liberal que deveria ser partilhada pela esquerda e pela direita".
- Diana Soller escreve sobre os seis meses da presidência Trump: "Esta é a maior virtude de uma democracia madura: a ironia de que o homem mais poderoso do mundo não pode fazer tudo o que quer só por ser o mais poderoso do mundo. Espírito democrático 1- Trump 0".
- Carlos Fiolhais escreve sobre o perfil do aluno: "Não existe ainda o “Perfil” revisto de acordo com os pareceres recebidos. O ministério queria alterar a educação a seu bel-prazer, mas parece que o princípio da realidade se impôs ao do prazer".
Notícias surpreendentes
No cinema o destaque vai todo para 'Dunquerque', o novo filme de Christopher Nolan. O Eurico de Barros dá-lhe 3 estrelas e fala de um filme de larga escala, mas soturno e descritivo. Mas o que aconteceu de facto em 1940 nesta batalha emblemática da II Guerra Mundial? Tem ainda outras alternativasnas salas de cinema.
Na música, o hit Despacito tornou-se a canção mais ouvida de sempre. As paródias na Internet também não páram.
O jornal inglês The Telegraph fez a lista das 21 cidades europeias que nunca pensámos visitar, mas que devíamos. Entre elas, há três portuguesas.
E já viu que bem Brian Adams fotografa Cascais?
Uma residência de estudantes francesa abriu portas a 100 artistas de rua. E o resultado (infelizmente transitório) foi este.
Além de boas fotos, tem sempre as notícias atualizadas ao segundo no Observador. Mantenha-se informado com um simples clique
Uma quinta-feira feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário