quinta-feira, 20 de julho de 2017

Apresentação do livro “Pequenas Coisas”

Lançamento da obra vai decorrer no sábado, em Cantanhede
O livro intitulado “Pequenas Coisas”, da autoria de Souto Moniz, vai ser apresentado ao público, em Cantanhede, no próximo sábado, dia 22, durante uma cerimónia que terá início às 21 horas.
Trata-se de uma obra infantojuvenil, que resulta da colaboração com a Cooperativa Arco-Íris Brilhante, cujo lançamento terá lugar nas instalações do Edifício dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Este livro, embebido de ternura e simplicidade, reúne quatro poemas que funcionam como pequenos contos, ao longo das várias páginas polvilhadas de ilustrações.
Souto Moniz considera que a literatura infantojuvenil “está a deixar, felizmente, de ser o "parente pobre" da literatura, à medida que se vai percebendo que escrever para crianças e jovens não é uma brincadeira”.
“Durante muito tempo, assumiu-se que escrever para um público mais jovem era sinónimo de ter destinatários com capacidades inferiores, quando, pelo contrário, crianças e jovens são destinatários dotados de capacidades em desenvolvimento e com visões do mundo que não coincidem com a dos adultos”, refere Souto Moniz, acrescentando que “não é assim tão simples e básico escrever para a infância e juventude (o que difere muito de escrever livros infantis), sendo agora uma realidade que escritores de renome escrevem também obras dirigidas a crianças e jovens”.
De acordo com Souto Moniz, este livro, tal como o anterior, “O Pirilampo que Tropeça” (obra reconhecida pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia), “associa a literatura à intervenção social para a paridade de direitos e competências”, já que a obra tem como objetivo “alargar o conhecimento do público para a realidade dos cidadãos com necessidades especiais e sensibilizá-lo para a necessidade de mais envolvimento e intervenção de todos nestas questões”.
Aliás, é de salientar que “Pequenas Coisas” pretende ser um “elemento de contribuição para que a Cooperativa Arco-Íris Brilhante possa continuar a desenvolver o seu trabalho de formação dos jovens a ela ligados”. Nesse sentido, 50 por cento do valor da venda dos livros reverte para a referida cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário