domingo, 20 de agosto de 2017

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR-LESTE

Parabéns aos bravos da FALINTIL e a todas as crianças que contribuíram para proteger a vida da FALINTIL

Aquelina Pereira * | Díli

Em 20 de agosto, é a comemoração do dia da FALINTIL (42 anos), este breve artigo reflete a participação ativa das crianças na luta pela independência de Timor-Leste. O envolvimento das crianças na frente de resistência teve um enorme contributo que não devemos esquecer como pessoas e nação. Portanto, neste dia histórico, felicitamos a FALINTIL e recomendamos aos timorenses que ajam como um todo e saúdem também os combatentes-crianças.

A partir de 1975, um número incontável de timorenses visava a independência, onde praticamente todos, desde crianças até adultos, se levantam contra a invasão do exército indonésio. Durante a ocupação, o povo timorense viveu totalmente na escuridão. De uma pequena porção de timorenses que foram educados, alguns foram infelizmente utilizados pelos invasores para dividir as pessoas e governar. No entanto, através da convergência política, os nacionalistas timorenses unificaram suas forças para resistir à invasão.

Pessoalmente, gostaria de compartilhar uma história sobre o envolvimento das crianças durante a nossa longa luta pela independência. Em um momento tão difícil, muitas crianças proporcionaram contribuição crucial e até mesmo ofereceram as suas próprias vidas pela liberdade do país. Inúmeras crianças foram mortas no mato ou em áreas urbanas, ao mesmo tempo que contribuíam com tarefas críticas em apoio de FALINTIL. Muitos deles também desapareceram e, até agora, o paradeiro é desconcertantemente desconhecido. A extensão da prática dessas obras aconteceu com séria dificuldade, pois exigiam bravura, sofrimento e morte. Quando ouvimos falar de destinos infelizes de nossos amigos que acabaram nas mãos de nossos inimigos e foram brutalmente torturados e mortos, ficamos muito aterrorizados. No entanto, isso não diminuiu a nossa coragem e vontade de continuar o nosso serviço como parte integrante da resistência timorense contra a ocupação ilegal de Timor-Leste pela Indonésia.

Muitas crianças timorenses trabalharam com as FALINTIL, bem como com a rede clandestina. Essas crianças desempenharam papéis fundamentais, particularmente servindo como ouvidos e olhos da rede FALINTIL, indo clandestinamente observar de perto todo o movimento do exército indonésio e seus colaboradores. Nas áreas rurais, as crianças assumiram os papéis como mensageiros que eram vitais em termos de ponte sobre o movimento clandestino e a FALINTIL. Por exemplo, muitas crianças e eu estávamos em contato direto com a FALINTIL como mensageiros, especialmente no fornecimento de informações importantes, bem como materiais para a FALINTIL. Nos momentos difíceis, quando o exército indonésio teve uma supervisão cuidadosa de atividades suspeitas de jovens e adultos, as crianças eram a alternativa viável para realizar ou transmitir qualquer mensagem da hierarquia da FALINTIL. Até certo ponto, este processo contribuiu significativamente para o nosso desenvolvimento como nacionalistas e revolucionários. Além disso, não só substituímos os papéis dos adultos, como muitos de nós também conseguimos organizar outros timorenses para se envolverem no movimento de resistência. Isso foi feito através da criação de vários grupos que se tornaram um coração de circulação de informações chave para a FALINTIL, frente clandestina e diplomática.

Como membro da OSF (Organisasão da Sagrada Família) - um núcleo de reserva da FALINTIL, embora em uma idade muito jovem, eu estava com um comandante FALINTIL, Eli Foho Rai Boot, conhecido como L-7 - que é o pai fundador de OSF. Nós principalmente realizámos o trabalho da organização nas áreas urbanas, o que foi extremamente difícil, já que a maioria das atividades foi observada de perto pelo exército indonésio e seu colaboradores. Apesar de tantas dificuldades, conseguimos mobilizar as nossas companheiras, jovens e velhas para participar ativamente na luta pela independência.

Em muitos casos, muitas garotas se ofereceram ao inimigo num esforço para desviar a sua atenção, para salvar a vida dos FALINTIL que estavam em perigo. Tal é um fato que dificilmente pode ser acreditado por muitas pessoas de hoje. Muitas meninas se sacrificaram em conformidade com a ordem dos comandantes da FALINTIL, que diziam: "você deve cuidar de nós, de outra forma, nossa morte significaria que você será abandonado quando nossa independência for criada". Há muitos outros fatos que não mencionei neste breve artigo. No entanto, dezenas de incidentes são abordados no relatório da CAVR - "Chega"! Sugiro que todos, incluindo políticos atuais, se dirijam ao referido relatório. Além disso, os eventos também podem ser confirmados com várias vítimas que sofreram consideráveis ​​consequências na luta pela independência.

Essas crianças são todas crescidas agora e muitos se tornaram pais de muitas crianças. Infelizmente, os seus sacrifícios passados ​​não são reconhecidos e nem mesmo uma breve menção é feita em qualquer evento histórico do país. Hoje, muitos de nós vivemos em miséria devido ao nosso conhecimento limitado e também devido ao atual sistema discriminatório que nos marginalizou mesmo que possamos possuir a mesma habilidade que qualquer um. É justo se também afirmamos que temos nossos direitos? O estado que defendemos persistentemente e contribuímos para a sua formação pode dar justiça às nossas vidas como seres humanos? Durante a luta, muitas das nossas famílias viveram em graves ameaças; Eles foram negados de qualquer possibilidade de desenvolvimento económico que os ajudaria a desenvolver um futuro melhor. As bolsas atuais são muitas vezes submetidas a critérios rigorosos sem se considerar qualquer condição especial. Em nossa desvantagem, obviamente, é uma tentativa contínua de nos manter atrasados. Além disso, a prevalente presença de corrupção nas bolsas de estudo geralmente promove apenas famílias e amigos da liderança. Nossos direitos são continuamente negados, semelhantes aos nossos avós durante o período do colonialismo. Exigimos um tratamento justo. Isso é porque queremos contribuir continuamente para a libertação do nosso povo, especialmente para promover a justiça de forma socioeconómica e cultural.

Com este artigo inestimável, apelamos aos líderes deste país que não nos negem como crianças anteriores que contribuíram significativamente durante o período de ocupação indonésia de 24 anos. Precisamos ser considerados combatentes do nosso país. Durante a luta, nossos guardiães eram os comandantes da FALINTIL que estavam na linha de frente durante a resistência. Infelizmente, na era pós-independência, perdemos esses guardiães. Os protocolos de segurança mais o acesso estrito à sua residência dificultaram o contato com eles. Lamentavelmente, muitos deles cooperam mesmo com os oportunistas para nos impedir de acessar a qualquer oportunidade. No entanto, vale a pena mencionar que alguns deles ainda estão dispostos a defender os direitos e o interesse das pessoas comuns.

Durante a nossa longa luta, não foram apenas os adultos que sofreram e morreram por este país; Não só os educados, mas também os pobres agricultores e pastores que, desinteressadamente, fizeram uma enorme contribuição em termos de apoio à FALINTIL e ao movimento clandestino. O estado deve homenagear a nossa contribuição e os combatentes infantis também devem ser convidados particularmente em eventos históricos do país. Isso reconhecerá a nossa dedicação, sacrifício e também fortalecer a nossa coragem para incutir valores tão importantes para a geração jovem.

Embora este artigo possa conter reclamações extensas, o principal objetivo é encorajar os combatentes que eram crianças a continuar o desenvolvimento de Timor-Leste como um trabalho compartilhado porque este país nasceu da nossa persistente luta, sofrimento e mortes. Não devemos deixar este país ser governado apenas pelos políticos de elite, mas sim por todos nós, incluindo a nova geração. Precisamos de lutar pela justiça social e económica para todos os cidadãos.

Nós libertámos o país! Deixem-nos libertar as pessoas.

A luta continua!

* Aquelina Imaculada Pereira, ho naran rezisténsia "Peregrina"

*Em colaboração com
Celestino Gusmão
Prof. Antero Benedito da Silva

- Tradução para português por Timor Agora




Nenhum comentário:

Postar um comentário