sexta-feira, 29 de setembro de 2017

360º- As sondagens terríveis para o PSD em Lisboa e Porto; quando os políticos abandonam entrevistas; e a pergunta tabu: as secretas invadem emails?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a investigação a Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola, continua nas notícias. Expresso escreve que um parecer pedido por António Costa à PGR sobre a possível imunidade do ex-governante angolano suspeito de corrupção caiu mal no Ministério Público.


Lá fora, é o referendo à independência da Catalunha que está em destaque nas notícias. Ontem milhares de estudantes protestaram na rua a favor do sim, os peritos da ONU criticaram a proibição da votação e o governo regional garantiu que estápronto a declarar em independência em 48 horas. Esta manhã, os jornais espanhóis centram-se na polícia catalã (Los Mossos), onde muitos agentes não querem cumprir ordens do governo central para impedir a votação (El País e El Español).

Mas há também uma revelação inesperada. A de que o líder do Estado Islâmico, afinal, pode estar vivoNum áudio, após 11 meses de silêncio, ele fala da atual tensão Coreia do Norte-EUA e faz novas ameaças.

Já da China vem um sinal contra o regime de Pyongyangforam encerradas várias empresas norte-coreanas.

E o Finantial Times (acesso pago) escreve que Merkel apoia várias das reformas para a Europa propostas por Macron.



Autárquicas

Uma irritação de António Costa levou-o a abandonaruma entrevista à RR a meio. Está longe de ser o primeiro político a fazê-lo. O Vítor Matos puxou da memória (sem grande esforço, diga-se) e descobriu vários casos. De Paulo Portas a Santana Lopes, todos eles viraram costas aos jornalistas quando as perguntas não lhes agradaram.

 

Outra informação importante
As secretas portuguesas escutam os telefones e invadem os emails dos cidadãos? Não sabemos. É segredo de Estado. O título que roubo ao Luís Rosa diz tudo sobre o processo que o Ministério Público se viu obrigado a arquivar. Ex-espiões admitem que a razão do Estado se sobrepõe à lei que proíbe essas ações. É ler os argumentos.

Se precisa de renovar ou tirar o cartão do cidadão ou ainda o consegue fazer hoje ou segunda-feira terá de contar com novas regras. Quem tiver mais de 25 anos vai pagar mais, mas também vai poder manter o mesmo cartão por mais tempo: dez anos. Ah, e a renovação vai passar a poder ser feita pela internet.

Há finalmente uma solução para o crédito malparado dos bancos. Trata-se de uma plataforma integrada que para já conta com o BCP, a Caixa e o Novo Banco. Mas só é válida para créditos acima de 5 mil euros.

Afinal, Bruxelas já respondeu à carta de Portugal a pedir investigação à concorrência no preço dos combustíveis. Dizendo que não, que o caso não justifica a abertura de uma investigação europeia. Por cá, também já corria um processo.

Não páram as más novas da Ryanair. A companhia aérea cancelou ontem mais mil voos em Portugal. Se tinha alguma coisa marcada, consulte a lista. 

E também não páram as vozes contra a compra da TVI pela Altice: NOS e Vodafone uniram-se para 'chumbar' o negócio. 

Hoje é dia da amamentação e um há um conselho importante da ex-ministra Ana Jorge: “Um bebé que mama não tem que ser pesado todas as semanas”.

No bloco do futebol, começo pelas notas fora de campo. Porque, no caso dos emails, um juiz impediu buscas ao Benfica e deixou a PJ em polvorosa. Mas também porque a UEFA abriu processos ao Sporting e ao Benfica. O dia foi ainda de nomes de Fernando Santos para os jogos decisivos da seleção e de sorteio da Taça de Portugal





Os nossos especiais
O nome de José Mourão diz-lhe alguma coisa? Devia. O desenhador português que traça no papel cidades geométricas tem como clientes a Apple e a New Yorker.Em entrevista à Sónia Simões ele conta como dos 4 aos 18 anos era tão obcecado que só desenhava cavalos e como de repente se tornou conhecido em todo o mundo.



A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o referendo catalão: "A crise catalã começou com as habilidades à António Costa de políticos falhados. Foi assim que a extrema-esquerda se tornou no árbitro da política catalã, e o separatismo a agenda do governo local".
  • José Manuel Fernandes também escreve sobre a Catalunha: "Inquieta-me mais o voto catalão de domingo do que as nossas mortiças autárquicas. Temo a crise que pode abrir. E espanta-me como tantos opinadores parecem ignorar o que distingue democracia de tirania".
  • José Milhazes escreve igualmente sobre os referendos: "O ódio de Francisco Lousã aos Bourbons até pode levar a acreditar que a Espanha e a Catalunha vivem uma situação semelhante à de França nas vésperas da revolução de 1789".
  • Diana Soller escreve sobre as eleições na Alemanha: "Ou a esquerda democrática europeia se reinventa e volta a a disputar o poder com a direita, ou deitamos fora de vez os rótulos esquerda e direita e limitamo-nos a moderados versus radicais".
  • Paulo Tunhas escreve sobre a soberania dos Estados: "Um dos efeitos da perda da soberania externa é o aparecimento, no interior de cada Estado, de forças políticas radicais, de extrema-direita e de extrema-esquerda".


Notícias surpreendentes
Se tem filhos pequenos sabe o que é a 'Patrulha Pata'. O Vasco Mendonça, pai de um rapaz de três anos, é especialista. Por isso escreve sobre o fenómeno dos bonecos animados que prendem as crianças à televisão.

Além de fazer rimas, o rapper Action Bronson é também cozinheiro. E dos bons. O Diogo Lopes já leu um excerto do seu novo livro de culinária e escolheu três receitas que, diz ele, certamente o farão praguejar de tão deliciosas.


A notícia é de ontem, mas não posso deixar de lhe recomendar ainda uma leitura mais longa sobre Hugh HefnerPorque ele teve a vida com que muitos sonham, mas muitos não sonham a vida que ele de facto teve.

E sabia que lá de cima, do espaço, é possível encontrar o alfabeto em paisagens fabulosas cá em baixo na Terra?Um astronauta decidiu criar o ABC da NASA para ensinar as letras ao filho e agora convida-nos a fazer o mesmo. Nós desenhámos as primeiras três letras do Observador...

E como nunca é demais falar do Observador, não lhe podia recomendar outra coisa se não continuar a clicar para se manter a par de toda a actualidade. Hoje e ao longo de todo o fim de semana: domingo teremos uma cobertura especial das eleições autárquicas, do referendo na Catalunha e também do Sporting-FC Porto

Sejam felizes. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário