sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Governo Prolonga o Período Critico até 15 de Outubro


Numa nota enviada às redações, o Executivo justifica a decisão devido a “circunstâncias meteorológicas excecionais prováveis para a primeira quinzena de outubro”, pelo que serão prolongadas as “medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais”.

Nesse sentido, durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, bem como fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não tenham extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

O período crítico de incêndios deveria terminar amanhã, sábado, mas o Governo teve em conta as temperaturas elevadas e a baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, pelo que o risco de incêndio mantém-se em nível elevado.

A fase ‘Charlie’ começou no dia 1 de julho, sendo que os meios foram reforçados devido à tragédia de Pedrógão Grande, a 17 de junho, que provocou a morte de 64 pessoas e ferimentos em 200.

No balanço feito até ao momento, há registo de mais de 230 mil hectares de área ardida, a maior da última década e a terceira desde que há registos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário