Enquanto dormia
Há mais um caso de Legionella ligado ao Hospital de São Francisco Xavier. No total, já são 30 e dois infectados morreram ontem. As vítimas são um homem de 77 anos e uma mulher de 70. A diretora-geral de Saúde já alertou que "há uma taxa de mortalidade elevada nestas situações".
Que reações há a este surto mortal?
- O Ministério Público anunciou que está a analisar o caso para averiguar "qualquer indício de crime";
- O Ministério da Saúde informou que vai avaliar todos os hospitais e centros de saúde para perceber se existe o risco de mais surtos;
- O São Francisco Xavier recusou que o problema estivesse ligado a falta de dinheiro.
- O Presidente da República avisoou que “é preciso apurar o que se passou”.
Afinal, que doença é esta que já matou duas pessoas? Quais os sintomas da Legionella? Como se transmite? Quem corre mais riscos? Temos um Explicador com oito perguntas que esclarecem todas as dúvidas.
A banca como a conhecemos acaba a 1 de janeiro. No início de 2018 entra em vigor a diretiva europeia que vai regular as novas tecnologias na banca e as fintech. O Edgar Caetano explica o que está em causa.
A grande surpresa do primeiro dia da Web Summit foi uma aula de Stephen Hawking. O físico fez a palestra mais importante da noite e deixou uma frase que é ao mesmo tempo uma comemoração e um aviso: "A inteligência artificial pode ser a melhor ou a pior coisa para a humanidade".
Ontem, falaram ainda António Guterres e Margrethe Vestager, a comissária europeia com a pasta da concorrência que deixa os gigantes da tecnologia nervosos. O melhor do primeiro dia está aqui, o relato ao minuto aqui e as fotos a reveraqui. Se quiser assistir a tudo outra vez, só precisa de vir aqui.
Já sabe: vamos seguir o dia de hoje da Web Summit ao minuto no nosso liveblog.
José Neves, fundador da Farfetch, a primeira startup portuguesa a valer mais de mil milhões, também vai falar na Web Summit - mas, antes, estreou um novo programa do Observador. Em "O Meu Fracasso Antes do Meu Sucesso", fala sobre os erros e crises que estiveram na base da sua empresa "unicórnio". E explica que "é impossível ter sucesso sem falhar".
O Governo tem desde 2015 um software que permite controlar o SIRESP, mas nunca foi usado. Aliás, as licenças nunca chegaram à Proteção Civil, que as pediu. A notícia é doPúblico.
O caso do padre do Funchal que assumiu a paternidade de uma criança está a provocar debate dentro e fora da Igreja. Num comunicado enviado ontem, a Diocese do Funchal escreve que "a Igreja é um espaço de misericórdia e Deus perdoa tudo, mas não pode admitir uma vida dupla".
A seca extrema no sul da Europa faz com que a nascente do rio Douro esteja sem nenhuma água. O El Mundo publicou um vídeo que impressiona.
Foi um erro trágico. A Força Aérea americana não comunicou às autoridades federais a condenação por violência doméstica do homem que matou 26 pessoasnuma igreja do Texas. Se isso tivesse sido feito, David Kelley teria sido impedido de comprar a arma que usou no ataque.
Carles Puigdemont, o presidente destituído da Catalunha, escreveu um artigo no The Guardian ondeacusa Madrid de agir "à margem da lei": “Será que alguém pode esperar um julgamento justo e independente? Eu não”. O jornal El Español respondeu com o artigo "As dez mentiras de Puigdemont ao 'The Guardian'". Esta manhã, Puigdemont está a dar em Bruxelas uma entrevista à Rádio Catalunha e já deixou uma frase que faz manchetes em Espanha: "Todos sabemos que podemos acabar na prisão".
Os nossos Especiais
Hoje assinalam-se os 100 anos da revolução russa e no Observador há muitos Especiais para ler sobre o tema:
- O historiador Fernando Martins escreve o ensaio "De Petrogrado a Kiev: a história da revolução bolchevique", onde recorda as origens do golpe que mudou a história da Rússia e do mundo, o seu desenrolar e as consequências imediatas;
- José Manuel Fernandes entrevistou o historiador Orlando Figes, autor de A Tragédia de um Povo, um dos estudos clássicos da Revolução Russa, agora editado em Portugal:“Não quero romancear Lenine como o ‘lado bom’ e Estaline como o ‘lado mau'”;
- Pré-publicamos um capítulo do livro de Orlando Figes em"1917. Dos autocratas de Smolny à tragédia de um povo";
- José Carlos Fernandes escreve sobre "A revolução vista pelos estrangeiros";
- Pode ainda ver um Conversas à Quinta onde José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre como o golpe de Lenine se transformou na Revolução de Outubro.
A nossa Opinião
Rui Ramos escreve sobre "o verdadeiro encanto do comunismo soviético": "O apelo do comunismo soviético assentou no culto messiânico do poder de um Estado absoluto e 'científico'. O comunismo soviético morreu, mas o culto que explica o seu apelo ainda não".
Laurinda Alves escreve sobre eutanásia em "Eu sei, eu vi, eu estive lá": "Não quero médicos que pensem que a minha vida já não vale a pena e se ofereçam para me matar, em vez de me encherem de confiança, esperança e cuidados. Arrepia-me a ideia do negócio à volta da morte".
Paulo de Almeida Sande escreve "Com que sonha um robô?": "A desigualdade vai aumentar, não diminuir. Um relatório do Citibank de 2016 previu que há 47% de empregos em risco nos EUA devido à automação, 57% na OCDE, 77% na China".
Notícias surpreendentes
Dois hotéis de Lisboa e um em Vilamoura fazem parte dalista dos melhores de 2018 para a editora Condé Nast Johansens:
- O Anantara Vilamoura Algarve Resort foi distinguido na categoria “Melhor Novo Hotel no Guia”;
- O InterContinental Lisbon ganhou como “Melhor Hotel para Reuniões ou Conferências”;
- O Heritage Avenida Liberdade Hotel recebeu o prémio para o “Melhor Hotel com Valor de Luxo”.
É uma espécie de Lagom em frascos. Barnängen é uma marca de beleza sueca com 150 anos e chegou agora a Portugal. A Helena Magalhães dá os detalhes.
A 8 de dezembro regressa a série "The Crown", com a segunda temporada. Enquanto o tempo não passa, temos o trailer.
No último disco de Camané, "Camané - Canta Marceneiro", não há salero, é tudo monocórdico. A Filomena Martins dá-lhe só duas estrelas e lamenta: "Que pena".
Kevin Spacey e Harvey Weinstein estão a fazer um tratamento de reabilitação numa clínica de luxo que custa 37 mil dólares por mês. O tratamento dura 45 dias.
Hoje de manhã começa a segunda sessão do julgamento de Pedro Dias, na Guarda. O Observador vai acompanhar tudo o que se passa em tribunal.
Até já.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador
Nenhum comentário:
Postar um comentário