terça-feira, 7 de novembro de 2017

360º - Estivemos uma hora offline com o líder da Web Summit. E ainda: 26 mortos em tiroteio em igreja no Texas; os envolvidos no Paradise Papers

360º

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg
Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Pelo menos 26 pessoas morreram, entre elas várias crianças e uma grávida, num ataque numa igreja baptista numa pequena localidade do Texas. Devin Patrick Kelley, de 26 anos, entrou na missa todo vestido de negro, com um cinto de balas ao peito e uma espingarda militar, descreve o The New York Times. Tinha sido expulso da Força Aérea por "má conduta" e condenado por violência doméstica.

Depois dos Panama Papers, os Paradise Papers, uma nova fuga de informação sobre offshores. Quem é apanhado nas revelações? A rainha de Inglaterra, o secretário do Comércio de Trump (que aparece a ter ligações comerciais com aliados russos de Putin), o responsável pela angariação de fundos do canadiano Justin Trudeau e, entre muitos outros, ainda o cantor e ativista social Bono e a nossa vizinha Madonna.

Carles Puigdemont entregou-se ontem numa esquadra de polícia em Bruxelas, depois de as autoridades belgas terem dito que iam cumprir o mandado emitido por Espanha. Um juiz belga decidiu que o ex-presidente da Catalunha (e outros quatro ex-conselheiros da região) deve ficar em liberdade mas impedido de deixar o país enquanto se espera por uma decisão final sobre a extradição.


Mais informação importante
Começa hoje mais uma edição da Web Summit e nós resolvemos fazer o contrário do que se estaria à espera. Com toda a gente a falar em startups, em tecnologia e em inovação, a Ana Pimentel desafiou Paddy Cosgrave, o cérebro da Web Summit, a passar uma hora em Lisboa completamente offline- sem internet, sem telemóvel, sem nada. Paddy provou leitão, andou de táxi e até escreveu um tweet à mão.

A Web Summit vai ter mais de mil oradores, mas há 24 que nós achamos que não deve perder. A seleção do Observador inclui empresários, políticos, anjos, robôs, astronautas, músicos e o líder digital da campanha de Donald Trump. Veja aqui quem eles são.

Já agora: antes de se pôr a caminho do Parque das Nações, leia o Explicador que a Ana Pimentel preparou com as 21 coisas que tem mesmo de saber sobre o evento. Porque é tão importante para as startups irem à Web Summit? E que retorno é que isto pode ter para o país?

Temos muito mais coisas para ler sobre a Web Summit:

O número de casos de legionella detetados no São Francisco Xavier em Lisboa subiu para 26. O ministro da Saúde não exclui falhas e já pediu um relatório para apurar causas. O PSD quer reunir com a administração do hospital para saber as causas do surto e o PCP quer levar o ministro da Saúde ao parlamento. O Presidente da República esteve no hospital na noite de sábado.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil já tem um novo presidente. Carlos Manuel Mourato Nunes é um tenente-general do Exército e antigo comandante geral da GNR, com mais um detalhe importante no currículo: segundo o DN, é amigo e apoiante político de António Costa.

Há uma dezena de contratos que foram celebrados entre organismos do Estado e uma consultora de que foi coordenador o vice-presidente do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), Paulo Feliciano. Segundo o Público, o caso está a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República.

Fernando Medina vai, muito provavelmente, subir a taxa turística em 2019. É parte do preço a pagar pelo acordo com o Bloco em Lisboa, escreve o DN.

Um padre do Funchal, Giselo Andrade, assumiu esta semana a paternidade de uma criança mas continua em funções. O caso seria conhecido pela Diocese desde agosto.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita está a fazer uma limpeza no país que já levou para a cadeia onze príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros, todos acusados de corrupção. Entre os detidos está o príncipe Alwaleed bin Talal, um dos homens mais ricos e poderosos do mundo. Faz tudo parte de uma luta de poder que está a dividir o país. Vários jornais  internacionais, incluindo o The New York Times, falam em "purga".

O Benfica venceu o Guimarães por 3-1 e, na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que o resultado foi melhor do que a exibição e que Jonas voltou a ser decisivo em mais um jogo fraco. Em 128 partidas, já fez 99 golos. É fazer as contas: só falta um para a centena.

O Sporting e o Sp. Braga empataram ontem a dois num final de loucos. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que a partida acabou com uma série de mitos. E alguns lances polémicos foram criticados pelo Benfica e pelo FC Porto no Twitter - é a nova moda das queixas em 140 caracteres.


Os nossos Especiais

João Magueijo é um físico teórico que adora palavrões. Depois do sucesso do livro "Bifes Mal Passados", publica agora "Olifaque" e deu uma entrevista de vida ao Observador onde conta que foi expulso da catequese, considerado incapaz pelo Exército e ameaçado de morte depois do terceiro livro.

Charlotte era o seu nome falso e tinha como alvo reformados franceses. Depois de os seduzir e atrair a uma casa de luxo em Viseu, roubava-lhes tudo o que pudesse enquanto os mantinha presos. A Carolina Branco conta os detalhes de uma história que a polícia está a investigar.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Quem quer Marcelo que vença as eleições em 2019?": "Para manter um papel principal, Marcelo precisa de travar a ascensão de Costa – é a fraqueza do primeiro-ministro que faz a força do presidente. Dar a mão a Santana Lopes seria uma forma de o fazer".

João Carlos Espada escreve "A fraude da revolução soviética": "A revolução soviética, cujo centenário alguns celebram amanhã, foi simplesmente a maior fraude intelectual e moral do século XX".

Helena Matos escreve sobre os casos de violência mais recentes em "Ainda se fossem cães": "Vivemos bloqueados entre a apatia daqueles que passavam diante daquele homem a ser espezinhado e o perigosíssimo arrebatamento destes outros que se declaram dispostos a tudo pelos animais".

João Marques de Almeida escreve "Para Costa, Lisboa é Portugal e o resto é paisagem": "Se tudo correr bem, Costa até consegue brilhar. Mas se as coisas correm mal, Costa torna-se a pessoa errada no lugar errado. E os portugueses já perceberam que não têm um primeiro-ministro para os momentos difíceis".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Quo vadis, Catalunha?": "Todos os povos podem aspirar à independência, mas não a qualquer preço, nem por métodos contrários à legalidade democrática".

Alberto Gonçalves escreve pela "primeira e a última vez" sobre a Catalunha: "O problema – se a palavra não é excessiva – é que os argumentos da independência são ridículos, dado pressuporem uma pureza étnica, uma vontade geral e uma tirania de Madrid que só alucinados detectam".


Notícias surpreendentes

Uma Thurman trabalhou em sete filmes com Harvey Weinstein e está zangada. Quando lhe pediram que comentasse as acusações de assédio ao produtor, teve uma resposta que se tornou viral. Incomodadíssima, disse: “Eu não tenho um soundbite preparado para vocês, porque aprendi… Não sou uma criança e já aprendi que… Por norma, quando falo com raiva, arrependo-me da forma como me expresso. Tenho estado à espera de me sentir menos zangada… Direi o que tenho a dizer quando estiver preparada”.

Aki Kaurismaki, vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim com "O Outro Lado da Esperança", falou com Eurico de Barros sobre o filme, que já chegou Portugal: “A comédia é uma maneira de chegar ao coração e à cabeça do público”.

Tiago Ribeiro da Costa, de apenas 19 anos, fez virar todas as cadeiras na edição alemã do programa "The Voice", ao interpretar "Angel By The Wings", de Sia. Ora veja o vídeo.

Os calendários do Advento são sinónimo de chocolate? Nem por isso. O Mauro Gonçalves juntou 10 que têm cremes e batons.

E assim começa mais uma semana, espero que esteja com força. Se precisar de ajuda, já sabe que estamos aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário