segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

360º - O ensaio sobre se já há vida para além do défice?; mais tiro ao Rio; e Diogo Piçarra como figura da segunda meia-final do Festival da Canção

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... na Síria, o cessar-fogo de 30 dias acordado sábado pelo Conselho de Segurança da ONU durou apenas algumas horas. As forças do governo voltaram aos bombardeamentos em Ghouta e ignoraram os apelos do Papa, dos líderes europeus e da UNICEF. Foram mortas pelo menos mais 14 pessoas, incluindo crianças.

Há quatro mortos confirmados esta manhã na explosão de ontem à noite em Leicester, no Reino Unido. Dois edifícios ficaram quase completamente destruídos. A polícia inglesa pensa que tudo começou com o rebentamento numa loja e descarta a hipótese de terrorismo.

Em Barcelona, na Catalunha, manifestações pró-independentistas acabaram com cinco feridos e um detido. Os catalães protestavam contra a visita do rei Felipe VI ao Mobile World Congress (já lá regresso).

Foram escolhidos os últimos sete finalistas para a final do Festival da CançãoDiogo Piçarra arrasou na segunda meia-final onde não houve erros nas contas (pelo menos ainda conhecidos) e quer repetir o feito do ano passado. Feitas as contas, são estas as 14 canções eleitas, de entre as quais sairá, no próximo domingo, mesmo antes da cerimónia dos Óscares, a sucessora de "Amar pelos Dois" de Salvador Sobral.

Pode ler o liveblog onde acompanhámos a noite festivaleira (com algum humor), mas também os detalhes de cada um dos concorrentes. Com destaque para a história do amor à primeira vista entre Isaura e Cláudia Pascoal, que acabou com choro em palco. Nos memes da Internet, além da emoção com a canção vencedora, voltou a haver bocejos. Mas foi aquele 'Patati Papata' que deixou mais gente confusa... e também aquele 'dab' das apresentadoras.

No futebol, o FC Porto goleou o Portimonense (5-1) e mantém-se assim a cinco pontos de distância do Benfica (que venceu sábado o P. Ferreira) e provavelmente do Sporting (que joga hoje com o Moreirense). São já 103 golos esta temporada(melhor na Europa só o City e o PSG): um dragão tão goleador só no ano 'daquele' calcanhar. Por isso, na crónica, o Tiago Palma avisa que este Porto mete medo. É que sexta há clássico em Alvalade.
 

Outra informação importante 
Já haverá vida para além do défice depois dos bons números apresentados (em permanente festa) pelo Governo? É este o tema do ensaio de Ricardo Santos, que pergunta se há mesmo um número mágico para se poder celebrar. Porque, diz, não importa apenas cumprir as metas, importa muito a forma como se faz e com que objectivos.

Marcelo volta hoje a receber Rui Rio, que bem precisa de um abraço presidencial, já que continua debaixo de fogo. Marques Mendes, no comentário na SIC, atacou-o forte e feio por causa da exclusão de Hugo Soares, da insistência em Elina Fraga e ainda bateu em Negrão pelo caminho. Rogério Alves, em entrevista ao DN e à TSF, também disse ter "ficado perplexo" com a escolha do novo líder do PSD .

Mas afinal quem é Elina Fraga, a vice eleita por Rio que partiu o PSD ao meio? O Miguel Santos Carrapatoso conta como chegou até aqui a ex-bastonária da Ordem dos Advogados, que era do CDS, mas acabou no PSD, disse que este Governo a "repugna" por ser de esquerda, mas foi defendida por pessoas dessa esquerda, e, claro, se fartou de atacar Passos.

Rio foi também o tema principal da entrevista de Pedro Filipe Soares à TSF. No arranque das jornadas parlamentares, o líder da bancada do Bloco diz que a aproximação do PSD ao PS não os deixa "ciumentos"

Desta manhã vem ainda a confirmação de que o apoio à abertura de uma creche aos sábados para os trabalhadores da Autoeuropa é mesmo uma exceção. O DN diz que, ao contrário do que afirmou o Governo, atualmente apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano

Na Função Pública há um problema chamado corrupção. Segundo um estudo do Conselho de Prevenção de Corrupção citado pelo CM, em 2017 houve 407 funcionários acusados deste crime.

Na Europa há uma eleição prevista para maio que já provoca guerras de bastidoresHá uma batalha entre o Conselho e o Parlamento europeu para controlar a escolha do novo presidente da Comissão, o sucessor de Juncker. O Pedro Raínho explica.

Depois do fim dos Jogos Olímpicos de Inverno, a Coreia do Sul revelou que a Coreia do Norte está disposta a dialogar com os EUA. Mas as novas sanções contra os nortecoreanos decididas em Washington já levaram Pyongyang a falar em "ato de guerra"

Na China, Xi Jinpin aprovou o fim da limitação de mandatos. Ou seja, decidiu que pode ficar no poder até querer. Temos um novo Mao Tsé-Tung?

Os nossos especiais 

Como é habitual no fim de semana, não faltaram grandes histórias para ler no Observador. Não sei se me escapará alguma, mas vou destacar para já estas:
A nossa opinião

Notícias surpreendentes
Vem aí novos topo de gama da Samsung. E o que têm estes telemóveis de especial? O Manuel Pestana Machado explica aqui e aqui. Mas há mais novidades no Mobile World Congress 2018, a maior feira de smartphones do mundo, a tal que motivou protestos contra a presença de Felipe VI na Catalunha.

A Maag, irmã mais nova do Observador, já destruiu um mito. As frigideiras perfeitas que nos vendem na televisão afinal parece que não são tão perfeitas assim. Veja o teste comparativo e... ups.

E se um dia usarmos todos a mesma roupa? Será que as modas masculina e feminina vão continuar separadas por secções? Estamos a olhar para o futuro ou apenas para uma tendência, Mauro?

No desporto, uma grande história: a de Ester Ledecka, a figura dos Jogos Olímpicos de InvernoA campeã olímpica no esqui e no snowboard quer ir aos Jogos de 2020... no surf.

Acabo com mais uma imagem dos nossos fogos de verão premiada pela beleza trágica. A foto e o design colocou o Região de Leiria ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times nos prémios que são considerados os "óscares" do jornalismo em grafismo e imagem

Como vê, não falta informação, nem o que ler neste início da semana. Mas vamos continuar em permanente atualização no Observador. Até já

Bom início da semana (mesmo com o regresso da chuva, vento, frio e até neve)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário