quarta-feira, 4 de abril de 2018

360º- O dia D de Lula, a polémica entre o Ministério, Costa e a Cultura e o golo mais incrível de Ronaldo de que todo o mundo fala

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... uma mulher entrou aos tiros na sede do Youtube na Califórnia. Soube-se esta manhã que era uma Youtuber que se queixava de discriminação dos seus vídeos. A atiradora acabou por se suicidar, fazendo mais quatro feridos, que se encontram hospitalizados.

Sem Santana Lopes e sem Luís Montenegro, Rui Rio teve um primeiro Conselho Nacional mais morno do que o esperado, mas com Marcelo à espreita e a obrigá-lo a mudar de hotel. Percebeu-se pelo discurso inicial de 45 minutos que é com incêndios, saúde e Montepio que vai fazer oposição a Costa, conta a Rita Dinis.

Uma das surpresas do Governo sombra de Rio, que terá senadores como ministros e jovens como porta-vozes, é o antigo patrão de Passos Coelho. Ângelo Correia está indicado para a Defesa. Quanto a Santana, ficou em Lisboa mas usou uma série da Netflix para lhe fazer elogios.

É esta tarde que Lula pode ser preso se o Supremo brasileiro rejeitar o seu habeas corpus. Mesmo que isso não o venha a impedir de manter a candidatura presidencial e de fazer campanha desde a prisão, há um historial de polémicas contra o ex-presidente brasileiro que o João de Almeida Dias foi recordar.Do caso Lava Jato que agora o deve colocar na cadeia, ao Mensalão e a outros onde surgem Portugal e José Sócrates (sempre).

Uma noite mágica de Ronaldo, aplaudida de pé pelos adeptos da Juventus, colocou praticamente o Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões. O jogador português fez dois golos e deu o terceiro a marcar na goleada aos italianos (3-0) na primeira mão dos quartos-de-final da Champions. Mas um deles foi a sua maior obra de arte de sempre: um pontapé de bicicleta que lhe valeu uma ovação de pé dos adeptos italianos, fê-lo curvar-se de agradecimento e deixou Zidane incrédulo. Se ainda não viu, veja ou reveja (aqui tem o vídeo em 3D), porque o momento é para a história do futebol e todos o comentam.
 
No outro jogo, o Bayern foi vencer a Sevilha por 2-1. Hoje há Liverpool-Manchester City e Barcelona-Roma. 

Ainda no futebol, o Sporting joga amanhã em Madrid frente ao Atlético para a Liga Europa e vai encontrar um árbitro de má memóriaO russo que em 2014 causou polémica no jogo com o Schalke 04.

Outra informação relevante

A atual deputada do PS e ex-autarca Joana Lima (conhecida por "Joana do café") está acusada de peculato, abuso de poder e violação de normas de execução orçamentalTerá pago despesas em hotéis e restaurantes caros (Marriott, Olivier e Bica do Sapato) com cartões de crédito da autarquia, mas mesmo assim cobrado ajudas de custo à câmara da Trofa. O Rui Pedro Antunes leu o despacho de acusação do Ministério Público contra ela.

A tensão entre o Governo e a Cultura chegou ontem a um ponto de não se sabe bem ainda o quê. O melhor é começar por perceber que polémica é esta que uniu as companhias de teatro, vários outros agentes culturais e todos os partidos (menos o PS) contra as mudanças nos apoios da Direção-Geral das Artes, lendo o resumo do caso feito pela Rita Cipriano. 

A seguir tentar perceber a resposta do Ministério da Cultura. É que face ao crescente aumento da pressão e com protestos marcados, o secretário de Estado anunciou uma conferência de Imprensa. Mas, de repente, António Costa chamou-o, a ele e ao ministro, a S. Bento. No final, Miguel Honrado acabou a explicar aos jornalistas que os apoios às artes até aumentarem 59%, que está disponível para discutir a situação com o sector mas também disse estranhar a "surpresa" do primeiro-ministro que garantiu "estar a par de tudo"... 

Como se não bastasse, a "arrogância” de Miguel Honrado “não é bem recebida” pelos agentes culturais. Que pretendem que as verbas do Estado passem a 25 milhões e vão mesmo para a rua na sexta-feira. A corda arece estar prestes a partir... algures.
 
Complicada de entender continua também a posição de Portugal em relação à crise diplomática com a Rússia. No Parlamento, Santos Silva disse que "todas as medidas estão em aberto", que tudo "está longe do fim" e que Portugal não está condicionado. O CDS falou de um "urso na sala".


No Parlamento esteve também Mário Centeno, obviamente para garantir que o esforço fiscal dos portugueses não aumentou. Esforçou-se de tal forma nas explicações, que entrou em confronto verbal com Leitão Amaro: acusou o deputado do PSD de roçar a "iliteracia financeira e numérica".  


A quem vai sair a lotaria é às autarquias. Segundo o ministro da Administração Interna avançou ao Público, o Governo está a preparar um envelope financeiro anual de 1,2 mil milhões de euros para como compensação para o reforço de competências previsto no processo de descentralização... apoiado pelo PSD.

Voltando ao Parlamento, porque por lá também se pretendeu discutir a atual situação do futebol português. Só que quase a uma só voz, porque as críticas violentas de Bruno de Carvalho (que culpou o "lixo tóxico" dos media e não os dirigentes) abafaram quase por completo o debate (sobre a qual Luís Filipe Vieira se manteve em recatado silêncio). À noite, houve logo quem voltasse a dar o exemplo no programa Especial Informação da TVI 24: uma guerra em direto entre benfiquistas levou ao abandono de estúdio de um dos comentadores. 


Em Françaas reformas laborais de Macron vão-lhe valer 36 dias de greves em três meses: são vários os sectores que desafiam o presidente francês.

Nos EUA, não há um dia sem polémicas Trump. Agora o presidente norte-americano quer destacar o exército para garantir a segurança da fronteira com o México, até o prometido muro ser construído e acha que isso é "um grande passo". Mas tambémquer deixar a Síria muito rapidamente e vai (re)responder à China com mais taxas às exportações (diz a CNN).

Na Argentina, um escândalo com abusos de menores no futebol jovem está a chocar o país. Tudo começou como um rumor, ganhou dimensão com testemunhos, tornou-se uma autêntica bola de neve entre vítimas, detidos e acusados: "Davam oito euros, uns boxers, o passe e eles acediam”.

Em Espanha há um vídeo sobre a família real que se tornou viralmostra a rainha Letizia a discutir com D. Sofia por querer tirar fotos com as netas na missa pascal

Os nossos Especiais

Passam hoje 50 anos da morte de Martin Luther King. 
A Cátia Bruno foi ver como a imprensa portuguesa cobriu a vida e o assassinato do “novo Gandhi” que queria visitar as colónias.Numa viagem aos recortes de jornal da época, não encontrou nada sobre o famoso discurso do "I have a dream", mas descobriu uma entrevista exclusiva e uma ampla cobertura do homicídio

David Baker é professor na The School of Life, foi um dos fundadores da revista Wired, trabalhou durante 12 anos para o Financial Times e é uma presença regular na BBC Radio 4. Como consultor e coach, sabe de tecnologia e emoções como ninguémPor isso explicou, em entrevista à Ana Pimentel, que "as apps de maior sucesso são aquelas que substituem as mães".

A nossa opinião

  • Miguel Pinheiro escreve sobre uma das entrevistas de António Costa: "Agora que começa a preparar as próximas eleições, António Costa decidiu dar uma grande entrevista a uma revista com leitores fiéis e tiragens altas. Falo, obviamente, da revista 'Cristina'".
  • Maria João Marques escreve sobre as alterações à lei da paridade: "Como de costume, a ala conservadora do CDS não tem a participação feminina como prioridade. Cabe às eleitoras de direita avaliar quem está contra elas e votar de acordo nas eleições seguintes". 
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre os seguros para os eletrodomésticos: "Falando de electrodomésticos, a verdade é que, ao longo da vida, compramos esses produtos tantas vezes que o dinheiro que poupamos se nunca fizermos seguro é bem mais do que se um deles se estraga".
Notícias surpreendentes
Já sabíamos, mas o José Carlos Fernandes conta isto como ninguém: há verdadeiras turbas de linchamento à solta na Internet. A partir do livro de Francisco Bosco "A vítima tem sempre razão?", analise-se pois o cabelo de Justin Bieber, os caçadores de escalpes, os donos do samba, o uniforme dos opressores e a própria psicologia do linchamento.

Para quem gosta de Ben Harper, uma boa notícia: há umadata extra para os concertos em Lisboa.

Mas é da ciência que vem uma grande grande notícia, embora ainda seja cedo para celebraruma vacina testada em ratos teve 97% de sucesso contra alguns cancros. Agora faltam os testes em humanos.

Hoje em dia há prémios de fotografia para tudo. Os da Zeiss destacam as imagens que mostrem histórias que ficaram por contarO vencedor foi um artista belga no Dubai. Eu digo que não é minha preferida, por isso o melhor é ver todas.

Hoje não lhe digo apenas para se manter a par de toda a atualidade e das boas histórias no Observador. Agradeço tê-lo feito nos últimos tempos: só isso permitiu que, nestes quase quatro anos de existência, tivéssemos tido em março o nosso melhor mês de sempre, cheio de recordes: 5,4 milhões de utilizadores, 13,4 milhões de visitas e quase 50 milhões de páginas vistasObrigada.

Boa quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário