quinta-feira, 12 de abril de 2018

Município da Marinha Grande é o 14º mais transparente


Resultado de imagem para Município da Marinha Grande
O Município da Marinha Grande é o 14.º a nível nacional em matéria de transparência, de acordo com Índice de Transparência Municipal de 2017, o que significa uma subida de 5 lugares relativamente ao ano de 2016.

O Município da Marinha Grande revela, uma vez mais, uma elevada performance no que respeita à quantidade e qualidade da informação disponibilizada no seu site www.cm-mgrande.pt.

Os dados evidenciam um resultado excelente nas dimensões de transparência na contratação pública e transparência económico financeira, ambas com uma pontuação de 92,86 % e nas dimensões de planos e relatórios e de impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, as duas com uma pontuação de 85,71%.

A Câmara Municipal continua apostada em reforçar, ainda mais, a transparência municipal, apesar dos níveis de excelência já alcançados.

O Índice de Transparência Municipal foi elaborado pela Transparência e Integridade, em colaboração com a a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.

Trata-se de uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas.

Este ano não foram alterados os 76 indicadores de interesse público procurados nos portais municipais, mas a equipa do Índice estipulou critérios mais restritos para considerar cada indicador como estando cumprido. O objetivo é incentivar os municípios a melhorar a qualidade da informação prestada aos cidadãos. Tal como nos anos anteriores, cada município teve a oportunidade de sugerir correções à informação recolhida pela equipa do Índice, antes da elaboração do ranking. Este ano 190 municípios exerceram o direito ao contraditório, enviando sugestões de correção à informação recolhida que foram tidas em consideração antes da elaboração do ranking.


Nenhum comentário:

Postar um comentário