quarta-feira, 16 de maio de 2018

A vergonha que a minha avó teria

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Viva! Estas são as últimas notícias:
Netanyahu ligou a Macron e MerkelO chefe de Governo israelita justificou a acção mortífera em Gaza com uma frase gelada: "Os métodos não letais não funcionam". Os dois telefonemas têm uma explicação bem simples: Israel enfrenta uma crise diplomática, como explica a Maria João Guimarães precisamente de Jerusalém. 
Pyongyang ameaça desistir da cimeira com os EUA. O motivo são os exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul com os Estados Unidos, considerados "uma provocação".
O acordo nuclear é para manter, dizem UE e Irão. A alta representante da UE para a política externa juntou os MNE da Alemanha, França e Reino Unido do Irão. Deu-lhes conta da resposta europeia às sanções que Trump vai impor. E deixou três palavras sobre a continuidade do acordo.

O que marca o dia

A madrugada foi de manifestação em Alvalade. Centenas foram até ao estádio do Sporting entoar cânticos de apoio ao clube e aos jogadores, agredidos ontem por dezenas de encapuçados na Academia do Clube. As cenas de terror que deixou lesões nos jogadores e destruição nos balneários foram qualificadas com um "foi chato, faz parte do dia-a-dia" pelo presidente do clube. Mas abrem caminho a muitos jogadores possam pedir rescisão por justa causa - ou até a que não queiram jogar a final da Taça. Como abriu caminho, por exemplo, a José Maria Ricciardi, a pedir a saída imediata do presidente e a avisar que vai ser preciso rever os empréstimos pedidos pelo clube.
Esta manhã, o Record e o CM dizem que os autores do crime têm ligação à Juve Leo (o que a claque rejeitou num comunicado às 3h00) e que os jogadores desconfiam de uma acção comandada por Bruno de Carvalho. A minha avó, que nunca disse mal do Sporting em 87 anos de vida, estaria calada de vergonha com o ponto a que o clube chegou. O problema é como sair daqui.

Outras notícias:
Os professores vão ter orientações mais vagas sobre o que ensinar no ensino básico. Um exemplo, para ilustrar a nossa manchete de hoje: da herança muçulmana à CEE, há temas que quase desaparecem da História.
O Governo suavizou exigências para garantir os meios aéreos. Também negociou com empresas que acusou de "cartelização". E ainda mentiu pelo meio, conta a Liliana Valente.
A economia começou o ano a abrandar - e abaixo da média da Europa. António Costa diz que está "em linha com o previsto" e conta que vai melhorar.
O único accionista português da EDP está do lado da OPA? O ECO lembra que o banco ainda não se pronunciou, mas sublinha que aparece como intermediário financeiro dos chineses na operação. Entretanto, há um membro do Governo que pediu escusa de intervenção no processo (porque trabalhou com os chineses).
O Lone Star reconduziu António Ramalho no Novo Banco, com nota positiva - diz a Cristina Ferreira.
O Montepio pagou um milhão de indemnização aos administradores que saíram, conta o CM.

Ler mais devagar, sff

1. O esforço dos EUA para conhecerem Kim. Os serviços secretos norte-americanos estão a tentar traçar um perfil de Kim Jong-un para que o Presidente Donald Trump tenha uma vantagem competitiva numa das cimeiras mais importantes desde o fim da Guerra Fria (se esta realmente vier a acontecer). Mas têm enfrentado um enorme desafio: como definir um líder tão reservado
2. Tom Wolfe (1930-2018): a fogueira das palavras. Pioneiro do New Journalism e autor de um dos romances mais representativos da ficção americana dos anos 1980, A Fogueira das Vaidades, o escritor morreu anteontem em Nova Iorque, aos 88 anos. O Luís Miguel Queirós conta-nos como ele chegou à fama e por que razão a mereceu
3. “Tínhamos de fazer um filme com a paciência do mundo” . Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos foi inventado por João Salaviza e Renée Nader Messora junto da tribo krahô, povo indígena do Brasil. A longa-metragem é exibida hoje no 71º Festival de Cannes, na secção Un Certain Regard. Por lá, o Vasco Câmara já falou com os autores para nos antecipar uma obra diferente 

Hoje na agenda 

Por cá, Fernando Medina apresenta a sua solução para os terrenos da antiga Feira Popular, Marcelo estará na inauguração da “ARCOLisboa 2018”. Mas o mundo político e desportivo estará de olhos postos, antes, no clima que se vive no Sporting.
Lá por fora, os 28 líderes europeus juntam-se na Bulgária para acertar uma resposta à saída de Trump do acordo com o Irão. E a Liga Árabe reúne-se de emergência para analisar os efeitos da transferência da embaixada americana para Jerusalém.
Noite fora, em Lyon, Marselha e Atlético de Madrid jogam a final da Liga Europa (ganhará a geografia ou a história?).
Hoje, já sabe, a temperatura vai chegar aos 30 graus.
Aproveite, portanto. Dia bom! E até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário