quarta-feira, 16 de maio de 2018

Fogos em Portugal: Vai começar a receber SMS a partir de junho

Depois da catástrofe registada em 2017, no que diz respeito aos incêndios em Portugal, o Governo e outras entidades estão a trabalhar no sentido de evitar tal cenário e para isso têm vindo a implementar um conjunto de medidas.
Tal como já tínhamos revelado, a ANACOM tem estado a trabalhar com as operadoras, rádios e televisões para operacionalizar um sistema de alerta de incêndios. A partir de junho vai já começar a receber um SMS de alerta. Saiba como tudo funciona.
O Regulador das comunicações, ministério da tutela, operadoras, rádios e televisões têm vindo a trabalhar no sentido de alertar os portugueses via SMS, app e meios de comunicação social para incêndios florestais, tsunamis, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, emergências radiológicas, acidentes em estabelecimentos industriais, atentados terroristas, etc. O sistema de alerta por SMS começará já a funcionar em junho deste ano.

Como funcionará o sistema de alertas por SMS?

Este novo sistema de alertas será gratuito para todos e não requer qualquer registo. As mensagens irão alertar os cidadãos para o risco de incêndio, mas apenas quando o alerta vermelho for ativado.
Irão receber o SMS de alerta todos os cidadão que se encontrem num determinado distrito onde o alerta vermelho foi ativado. As mensagem serão enviadas em português, mas para quem estiver em roaming receberá a mensagem em inglês.
Como referido, este tipo de mensagens não terá qualquer custo para o cidadão e cabe às operadoras proceder ao envio da informação. Quem não quiser receber tal informação terá todo o direito segundo informa a Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Com esta medida o objetivo é dar uma resposta gradual ao previsto na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 21 de outubro, nomeadamente quanto ao objetivo estratégico de “Melhorar a preparação face à ocorrência de risco”, no qual se inclui a área prioritária relativa aos “Sistemas de Monitorização, alerta e aviso”.
Além dos SMS, serão difundidos alertas via rádio e televisões.
Fonte: pplware

Nenhum comentário:

Postar um comentário