quarta-feira, 10 de outubro de 2018

360º- Haddad e Bolsonaro: verdades, mentiras e mensagens da 1ª. entrevista; deputado que rompeu com o Bloco vai para a EMEL; e quem defenderá Ronaldo?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o furacão Michael subiu para categoria 4 e deve atingir a Flórida esta quarta-feira como o mais forte dos últimos 30 anos. Trump já declarou estado de emergência e avisou que pode ser pior que o Florence. Já há 13 mortos na América Central e 375 mil pessoas estão a ser retiradas de casa.



O FMI alerta para os vários riscos do Brexit. Vão desde derivados, seguros e outras dores de cabeça para o setor financeiro.

A Google pode dar os dados de blogues que publicaram e-mails confidenciais do Benfica ao clube após uma queixa dos benfiquistas num tribunal da CalifórniaUm blogue do Sporting já foi notificado. A informação faz parte de um trabalho feito pelo The New York Times em Portugal.




Outra informação relevante 

O deputado da câmara de Lisboa que rompeu com o Bloco foi contratado pela EMEL. Rui Costa, ex-adjunto de Ricardo Robles, saiu do partido e passou a exercer como independente. Agora, apesar de sempre ter sido muito crítico com as empresas municipais, vai trabalhar para a empresa que gere o estacionamento na capital.


Na outra polémica em curso, depois de o governo ter nomeado um deputado do PS para a reguladora da energia, o PCP pediu o adiamento da audição no Parlamento de Carlos Pereira. Já o CDS quer explicações do ministro da Economia.


O juiz Ivo Rosa vai ficar em exclusividade com a Operação Marquês que lhe calhou em sorteio. Vai ter assim de deixar os restantes processos, entre eles o do caso EDP, em que António Mexia, João Manso Neto e Ricardo Salgado são suspeitos de ter corrompido Manuel Pinho. Esta investigação passará para Ana Peres, a juíza do caso Casa Pia.


Mário Centeno apresentou as linhas gerais do Orçamento aos partidos, mas nas audições houve um incidenteAndré Silva, do PAN, ouviu défice zero, e as Finanças tiveram de se apressar a desmentir e avançar já com o número certo: será de 0,2%.

Os números são motivo de orgulho para o governo"Está para aparecer o primeiro Governo PSD/CDS que consiga melhores resultados do que nós no défice e dívida pública”, disse esfuziante Pedro Nuno Santos.

Já Vítor Gaspar "vê com bons olhos" que Bruxelas deixe de valorizar tanto as metas de défice orçamental. O rácio da dívida/PIB, defende em entrevista ao Negócios, pode ser "a única âncora orçamental".

Afinal, quem vai defender Ronaldo da acusação de violação nos EUA? Depois da AP ter anunciado que o jogador tinha contratado o advogado das estrelas, David Chesnoff, a TVI avançou com outro nome, Peter S. Christiansen. Mas a Gestifute, representante de Cristiano, nega qualquer um deles e não divulga quem será o escolhido.

O jogador fez ontem um directo no Facebook com uma mensagem a agradecer o apoio dos fãs.

'Ruby', a mulher que em 2010 acusou Ronaldo de pagar por sexovoltou a desmentir toda a história.

O caso chegou também à RTP. Depois dos posts críticos contra Ronaldo do director de informação e da polémica interna na estação, Paulo Dentinho diz agora que desconfia de um complot interno contra si.

Antes de lançar o livro que promete fazer várias revelações explosivas sobre o tempo da troika, Cavaco Silva já levantou a ponta do véu. No prefácio da autobiografia de Eduardo Catroga, conta que aceitou desempenhar "o papel de intermediário" entre Sócrates e Passos Coelho para "evitar uma crise política".

Os enfermeiros iniciaram hoje o primeiro de seis dias de greve para exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira. Segundo contas do Público, já são mais de 100 os dias de protesto no sector desde o início do ano.

Bruno de Carvalho estará a ser investigado no caso das agressões a jogadores e técnicos na Academia em Alcochete, segundo a CMTV, mas a defesa de Podence iliba-o. Ontem foram feitas duas novas detenções no processo: um deles Bruno Jacinto, oficial de Ligação aos Adeptos desde 2017, deixou o clube na semana passada.

Ricciardi voltou... para atacar duramente a presidência do candidato que o derrotou"Não reconheço a Varandas credibilidade para resolver os problemas do Sporting", disse em entrevista à CMTV.

Afinal Luís Vieira não é arguido no casos dos e-mails do BenficaO único arguido deste processo é o ex-assessor jurídico do clube, Paulo Gonçalves, esclareceu a PGR.


Nikki Haley, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, demitiu-se de forma inesperada. Vista como uma apoiante de Trump, passou a ser olhada com sua crítica. O presidente norte-americano aceitou a sua saída de forma pacífica e com muitos elogios mas não faltam teorias para este adeus abrupto.

Em Espanha, o líder do Governo, Pedro Sánchez, recusa ir ao Senado falar sobre as suspeitas de plágio na sua tese de doutoramento.

 

Os nossos Especiais

Os dois candidatos à presidência do Brasil deram a primeira entrevista depois da primeira volta das eleições. Haddad não falou uma única vez em Lula. Bolsonaro foi o mais direto dos dois — mas também mentiu mais. O João de Almeida Dias ouviu as mensagens nas entrelinhas e fez os fact checks.


A nossa opinião
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Desconstruir a heteronormatividade pela porta dos fundos": "Três académicos publicaram, propositadamente, artigos fraudulentos em algumas das melhores revistas científicas de certas áreas de estudo para mostrarem como se vende ideologia como se fosse ciência".
  • Nuno Crato escreve "Afinal, avaliar não faz mal": Numa investigação estatística que inclui mais de dois milhões de estudantes, 59 países e seis inquéritos de 2000 a 2015, conclui-se que os exames nacionais melhoram a aprendizagem. Algo de novo? Parece que sim!".
  • Maria João Marques escreve "Este país não é para mulheres": "Em 2018 parece que já nada é possível. Nesta semana aprendi que consentir sexualmente é entrar num quarto com um homem (mesmo numa suite com ampla zona social) ou dançar com ele numa discoteca".
  • Luís Campos e Cunha escreve: "É bom ser tuga": "Ter de escolher entre um saudosista da ditadura de 1964 e a insegurança e corrupção garantida pelo PT é triste. Como escolher entre alguém tido como fascista e um democrata talvez corrupto é dramático".
  • André Abrantes Amaral escreve "Apresento-vos Kamel Daoud": "Foi quando vi cerca de 100 milhões de eleitores entalados entre Bolsonaro e Haddad que decidi escrever sobre o cronista argelino Kamel Daoud".
Notícias surpreendentes 

Duas histórias de desporto que vale a pena ler. O mundo de Khabib, o rei sem título do UFC, que envolve a luta com um urso aos nove anos, a camisola de Ronaldo e os parabéns de Putin. E os contornos da crise no Real Madrid, que vão de Ronaldo a lesões, passando pela falta de empatia, azias no balneário e um recado ao jantar.




O lançamento do Falcon 9 surpreendeu os americanos. Não porque a empresa de Elon Musk trouxesse novidades, mas porque deixou um incrível espectáculo de luzes no céu dos EUA, como pode ver neste vídeo.


Já sabe que o Observador, eleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira

(e veja como Taylor Swift tentou, mas foi Jennifer Lopez quem arrasou na passadeira vermelha dos American Music Awards)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

__________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário