domingo, 11 de novembro de 2018

Hora de Fecho: Do SOS à aterragem limpa. A história do Air Astana

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O avião em apuros em Lisboa conseguiu aterrar em segurança em Beja. Mas só à terceira tentativa. A primeira foi quase fatal. A hipótese de amaragem foi ponderada duas vezes, mas nunca foi tentada.
Já acabou a Convenção do Bloco de Esquerda, com Catarina Martins a diminuir um pouco a temperatura da discussão sobre se o BE já se está a preparar para entrar no Governo.
O que vem aí para o BE? As análises de José Manuel Fernandes, Alberto Gonçalves, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Luís Aguiar-Conraria, Miguel Pinheiro, Pedro Benevides e Luís Rosa.
Em dois meses, aumentaram quase todos os números de investigados: agora há oito bispos, 105 sacerdotes, 5 diáconos, 29 religiosos (não sacerdotes), 10 leigos e 21 pessoas não identificadas.
O presidente de França advertiu contra o crescimento do nacionalismo, a que chamou "o oposto do patriotismo". Macron discursava nas celebrações dos 100 anos do fim da I Guerra Mundial.
Rui Rio anunciou este domingo seis medidas para o Orçamento do Estado de 2019. A primeira consiste em votar contra a "taxa de proteção civil" que António Costa quer aplicar em 2019.
Samuel Natário queria viajar de Lisboa para Londres pela Ryanair. Como é invisual tinha de estar acompanhado pelo cão-guia. Mas a companhia não deixou e Samuel ficou em terra.
A popularidade não é das melhores e há quem tema que seja um "rei ativista". Carlos faz 70 anos esta quarta-feira. Está próximo do seu destino mas nunca um herdeiro britânico esperou tanto tempo.
Poços de giz que descem até 40 metros abaixo do solo, narrativas de amantes poderosas e de artistas nos meandros do vinho. Viagem ao coração histórico de Champanhe, em França.
António Lobo Antunes parece querer dar uma nova pele à língua. O problema é que, de tão bem rotinada, a sua forma de narrar acaba por desvendar o seu lado técnico. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Já chega que os eleitores brasileiros, americanos, ingleses, italianos ignorem os alertas da esquerda e façam o que lhes apetece. Não há direito que um jornal, para cúmulo português, repita a afronta.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Portugal não pode ser insensível a este drama humanitário: mais do que uma questão religiosa, é um caso de justiça e de respeito pelos mais elementares direitos humanos.
Rui Ramos
O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline.
Luís Campos e Cunha
Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois
José Miguel Pinto dos Santos
Não será que hoje se age, fala e se publicam tweets depressa demais? Se se toma uma decisão irrefletida e danosa, ao menos que haja coragem moral para se retificar o que houver a retificar. Ao menos.
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
Um estudo da Showcase Cinemas juntos dos frequentadores das salas britânicas revela os 10 filmes preferidos desde 1988. Veja a lista.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário