quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

360º- Foi um helicóptero avariado que atrasou o socorro da Força Aérea ao acidente do INEM; 4 pontos que ligam os casos Glock e Tancos; e Mary Poppins

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... drones obrigaram a encerrar o aeroporto londrino de GatwickVários voos estão a ser cancelados ou desviados e o tráfego aéreo continua suspenso.

Já se sabe porque é que a Força Aérea se atrasou na saída para as buscas de socorro ao helicóptero do INEM que caiu em ValongoO problema foi que que o seu próprio helicóptero estava avariado, essa avaria não foi tornada pública, e a equipa de busca e salvamento teve de trocar de aeronave. A notícia é da Sara Antunes de Oliveira.

O ministro da Defesa continua contudo a reafirmar que a missão foi "impecável", mas não diz se sabia do problema. João Gomes Cravinho preferiu fazer um passa-culpas e dizer que a responsabilidade institucional para apurar o que correu mal é do Ministério da Administração Interna. Mas a NAV já ordenou uma investigação interna para contrariar a “mediatização de conclusões incorrectas”.

Um novo relatório, agora do gabinete de investigação de acidentes com aeronaves, foi taxativo noutro ponto. Classificou o "impacto sem probabilidade de sobrevivência", após o helicóptero ter embatido contra uma torre de transmissão rádio.

No meio da confusão instalada, António Costa quer um inquérito único. E Marcelo defende o mesmo.

O movimento 'coletes amarelos' chega amanhã a Portugal e para tentar evitar surpresas desagradáveis Marcelo esteve ontem com os camionistas. O Presidente disse esperar que as concentrações “Vamos parar Portugal” sejam “pacíficas” e relembrou que  mostrar “agrado ou desagrado" se deve fazer nas eleições".

Hoje sabe-se se o processo e-Toupeira segue ou não para julgamento.

Outra informação relevante 
A operação Ferrocianeto (o material corrosivo da cor azul das fardas policiais) terminou com nove detidos pelo furto das 57 pistolas Glock da PSP há quase dois anosDois são polícias e um dos suspeitos já tinha sido preso pela PJ pelo caso de Tancos. Foi essa detenção que precipitou a acção que a PSP preparava há meses.

Entre o roubos das Glock e o das armas de Tancos há pelo menos 4 pontes que unem os dois casos. O Pedro Rainho foi à procura dos contactos entre o desvio de armas e o do material de guerra: encontrou suspeitos, elementos internos, arguidos e o Laranjinha.

No caso de Tancos, vários jornais avançaram ontem à noite que a PJ suspeita que o assalto possa ter sido encomendado pela ETASegundo o depoimento de um dos detidos, terá sido um terrorista basco a contactar o grupo de assaltantes. Cinco dos oito novos arguidos no processo ficaram em prisão preventiva e foi preso mais um ex-militar que também estará envolvido no assalto.

O PS continua a segurar o deputado Nuno Sá enquanto não houver provas em como não marcou mesmo presença-fantasma no Parlamento"Não pode haver condenação com base na dúvida", disse Carlos César, que há semanas prometeu a expulsão de quem praticasse estas irregularidades.


Enquanto o concurso não avança e o nó não se resolve, a falta de condições mantém-se na pediatria do Hospital de São João. Há contentores de lixo guardados em berços, fita-cola nas janelas para o frio e outros relatos feitos por mães ao JNde fazer corar qualquer governante (com vergonha).

Os enfermeiros já pagaram mais de 33 mil euros à plataforma que viabilizou a sua “greve cirúrgica”. Segundo o Público, a plataforma de crowdfunding, através da qual angariaram 360 mil euros, cobra mais 23% de IVA. Mas a paralisação parece estar a resultar:  bastonária da Ordem dos Enfermeiros reafirma que não abdica da categoria de enfermeiro especialista e admite que "o governo está a caminhar na direção" certa.

O bispo do Porto acha que enfermeiros estão a ir longe demais na greve. Mas, em entrevista ao PúblicoD. Manuel Linda alerta também o Governo para o "desinvestimento excessivo" em setores-chave da sociedade.

Nem metade da receita do “imposto Mortágua” sobre imóveis chegou ao Fundo da Segurança Social, segundo o Tribunal de ContasO que estava previsto é que fosse o total.

O TC concluiu ainda que o Estado tem 8.843 mil milhões em risco nos empréstimos para a resolução de bancos. E que já emprestou 8.843 milhões para financiar as resoluções do BES e Banif e a venda do Novo Banco.

Os hotéis em Lisboa podem ser insuficientes para o crescimento da Web Summit, diz um estudo do Ministério da EconomiaA Associação da Hotelaria de Portugal contradiz e dá prioridade ao novo aeroporto. A notícia é da TSF.

No Brasil a possibilidade de Lula da Silva sair em liberdade durou apenas algumas horas, como já tinha acontecido há uns meses. Depois de um juiz do Supremo Tribunal Federal, mandar soltar todos os condenados em segunda instância que aguardem recurso, deixando “profundamente indignado” o Ministério Público do Paraná, o Presidente do Supremo Tribunal suspendeu a decisão.

"Derrotámos o Daesh na Síria"Foi com este simples tweet que Donald Trump anunciou a vitória sobre o Estado Islâmico naquele país e a possível retirada total das tropas norte-americanas para breve. A decisão foi recebida com surpresa, dentro e fora de portas.

A União Europeia está preparada. Já apresentou um plano de 14 medidas “de urgência” para mitigar impacto de um “não acordo” no Brexit

Ao mesmo tempo chegou a acordo com o governo italiano sobre a proposta de orçamentoA previsão de défice baixa para 2,04% e Itália evita assim o procedimento por défice excessivo.

Na Taça de Portugal, o Sporting voltou a golear, ao bater o Rio Ave por 5-2. Na crónica de jogo, a Mariana Fernandes destaca dois jogadores que nasceram separados por 2.123 km, Bruno Fernandes e Bas Dost, mas também destaca o segredo do treinador Marcel Keizer e do jovem Miguel Luís: “Jogar simples é uma das coisas mais difíceis do futebol”.

Quanto ao Benfica, foi a Mirandela vencer pela margem mínima (1-0) o clube da 2ª divisãoA boa imagem foi para os derrotados que foram vencedores e a reflexão fica para os vencedores que às vezes jogaram como derrotados, diz o Bruno Roseiro. Mas Rui Vitória acha que este “é um período de retoma que terá de ser feito assim”, até porque vem aí um jogo chave com o Sp. Braga para a I Liga.

José Mourinho já tem sucessor no Manchester: o ex-jogador norueguês Ole Gunnar Solskjaer, de 45 anos, que foi jogador do clube por 11 épocas, assumirá o comando técnico da equipa. Já o técnico português falou pela primeira vez depois da saída para dizer que o Manchester tem futuro sem ele e ele tem futuro sem o Manchester.

Esta é a foto-símbolo dos fogos de outubro tirada pelo João Porfírio. Esta é a história de Manuel Nascimento, o homem que chorou no ombro de Marcelo, contada pela Rita Dinis. E esta era a notícia que eu não queria dar, citando oCM: o sr. Manuel morreu sem recuperar tudo o que perdeu como lhe tinham prometido. 

Os nossos Especiais

A pergunta não podia ser mais directa: a Zona Euro está preparada para uma nova crise? E a resposta do ensaio de Ricardo Santos também não deixa dúvidas. O BCE e outras instituições da UE querem passar a ideia de que o euro está preparado para evitar uma nova queda, mas os dados indicam que há motivos de sobra para preocupação.

A nossa opinião
  • Miguel Pinheiro escreve "Os políticos que são demasiado inteligentes": "Pedro Nuno Santos invocou a "inteligência" para defender Maria Begonha. O deputado Nuno Sá argumentou com a "inteligência" para justificar a sua presença-fantasma no Parlamento. Somos nós os burros?".
  • Helena Garrido escreve "Carta ao Pai Patal, pela liberdade, democracia e igualdade": "Ao Pai Natal ficam aqui pedidos de ajuda para nos apoiar a combater os novos modelos de censura e perseguição das diferenças, em nome da igualdade e da democracia".
  • Paulo Tunhas escreve "Descrição do caos": "Costa paira sobre tudo a uma altura em que não arrisca visão de detalhe algum. Enquanto isso manda os seus ministros da Saúde, os pobres, prometerem o que sabem não poder cumprir. No meio ficamos nós."
  • Bruno Silva escreve "Ser educador": "A Escola sempre foi para mim uma segunda casa. Lá, ainda miúdo, encontrei alguns verdadeiros mestres. Mais tarde percebi o que queria para a minha vida, queria ser como eles: um educador!".
Notícias surpreendentes 
A destaque das estreias da semana nos cinemas é “O Regresso de Mary Poppins”. Eurico de Barros viu Emily Blunt brilhar numa réplica menor do clássico da Disney a que dá 3 estrelas. Mas dá-lhe outros filmes para optar.

O Facebook deu acesso às mensagens do Messenger à Netflix e à Spotify. O New York Times revelou que várias empresas acederam a estes e outros dados pessoais, e o cerco aperta-se em redor de Mark Zuckerberg.


Esta é uma história que só podia acontecer entre grandes celebridadesRobbie Williams queria construir uma piscina subterrânea na sua casa britânica, mas o vizinho Jimmy Page estava contra. Só um saiu vencedor.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

_______________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário