O Pampilhosa da Serra Inspira Natal – Festival da Filhó Espichada, já se encontra aberto ao público.
O evento que este ano celebra meia década de existência, foi inaugurado na tarde do dia de hoje, com José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a ser o anfitrião da cerimónia.
Após o habitual ‘corte de fita’, que simboliza o início simbólico do evento, protagonizado por José Brito, Ana Abrunhosa, presidente da CCDR – Centro, e Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a comitiva visitou os vários expositores deste certame, que dá especial enfâse ao artesanato, à gastronomia e aos produtos endógenos, através de vários expositores e ‘tabernas típicas’.
À medida que os mais pequenos já desfrutavam da peça teatral ‘Peter Pan – O segredo da ilha dos 3 olhos’, a visita estendeu-se, claro está, ao Festival da Filhó Espichada, que estará a decorrer ao longo dos 6 dias do evento. Neste espaço, dedicado a uma das mais saborosas iguarias da região, estarão representadas as 8 Freguesias do Concelho de Pampilhosa da Serra, cada uma com a sua forma peculiar de confecionar a Filhó Espichada.
O evento prosseguirá ao longo deste fim-de-semana e, após breve interrupção, regressará no fim de semana seguinte, dias 21, 22, e 23, esperando-se atrações e concertos constantes, para pequenos e graúdos.
Para hoje está ainda agendado o concerto Pop Gospel com o grupo “Shout”. No Sábado o evento receberá as atuações do grupo Concertinas do Machio e de Amadeu Magalhães e Realejo. Para o último dia do primeiro fim-de-semana do Inspira Natal, esperam-se as atuações dos ‘Roncas de Elvas’ e do grupo de música tradicional Concertinas do Machio, num dia que será marcado pela transmissão em direto do programa Somos Portugal, da TVI, a partir do evento.
Em suma, nos 6 dias deste Inspira Natal, os presentes serão convidados a saborear e reviver o tradicional natal serrano, imbuídos de um espírito de animação contagiante, onde se privilegia a celebração de um natal genuíno, onde a gastronomia, a cultura e a tradição são, sem dúvida, os principais cabeças de cartaz.
Fonte: NDC
Nenhum comentário:
Postar um comentário