segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

360º- Quanto pode custar ao Governo o fim das propinas; a primeira entrevista aos Xutos sem Zé Pedro; análise à crise em curso no PSD; e Vara preso?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a crise do PSD continuou a marcar as notícias.  A semana decisiva, com a marcação do Conselho Nacional Extraordinário, arranca com Rio a Norte e Montenegro a ser recebido por Marcelo, entre muitas opiniões e divisões. 
Outro tema nas notícias é o Brexit, que de tão embrulhado que está o processo já faz com que a União Europeia admita adiar o prazo para JulhoA UE acha que a instabilidade política no Reino Unido dificulta o cumprimento do prazo, marcado para 29 de Março e está disposta a ceder apesar de haver eleições pelo meio. Os debates regressam amanhã ao parlamento britânico.

Um avião de carga do exército iraniano despenhou-se com 16 pessoas a bordoO Boeing 707 falhou a pista de aterragem devido ao mau tempo. Há 15 mortos e um sobrevivente.

É bem provável que seja hoje que Armando Vara dê entrada na prisão de Évora para cumprir os cinco anos de pena a que foi condenado no processo Face Oculta.

Outra informação relevante 
O presidente do Conselho de Reitores não tem dúvidas sobre os efeitos do fim das propinas. A medida fará com que "o Governo tenha de garantir perto de 200 milhões de euros às universidades". Em entrevista à Ana Kotowicz, Fontainhas Fernandes aceita ainda um grande debate sobre a mudança de regras no acesso ao ensino superior.

Um manual do 12.º ano censura versos de um poema de Fernando Pessoa. O manual da Porto Editora, aprovado pelo Ministério da Educação e usado em várias escolas, retirou três versos do poema "Ode Triunfal" de Álvaro de Campos, segundo o Expresso.

O Governo alterou as regras da ADSE com um decreto publicado nas férias de Natal. Segundo o Correio da Manhã os cortes nas vantagens fazem com que os beneficiários tenham de pagar mais se forem a hospitais sem acordo de convenção.

As crianças diabéticas estão a ser obrigadas a voltar a picar o dedo por falta de sensores. O JN (sem link) noticia que os FreeStyle Libre estão quase sempre e o Infarmed acusa a empresa responsável pela comercialização de falta de ética

Os investigadores séniores no desemprego escreveram uma carta ao presidente da agência que financia a ciênciaTêm um proposta para orientar os menos experientes.

Santana Lopes acusou os partidos da esquerda de "quererem ser uma 'troika' doisPor estarem "sempre a cortar", ignorando uma aposta no crescimento económico e no alívio da carga fiscal às empresas. As declarações aconteceram no primeiro almoço nacional da Aliança, onde não quis comentar a crise em curso no PSD.

Também já em campanha, Catarina Martins disse que o Bloco quer dar prioridade à reabilitação energética da habitação pública. E, aproveitando que as temperaturas estão geladas, pediu o investimento nesta área "ainda nesta legislatura". Hoje o Público diz que o plano para tornar as casas mais energeticamente eficientes falhou em toda a linha.

Os serviços secretos da Venezuela detiveram o líder da oposição depois deste dizer que Maduro estava a "usurpar" poder. Contudo, Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, esteve preso apenas por poucas horas e os agentes que o prenderam foram destituídos (se Maduro tinha ou terá alguma intenção, ainda não a disse...)

Tsipras está dependente de um voto de confiança “imediato” ao seu Governo após a demissão do ministro da Defesa que o fez perder a maioria. Panos Kammenos opôs-se ao acordo da Grécia sobre o novo nome da Macedónia e demitiu-se este fim-de-semana.

O Brasil festejou e até se disponibilizou a ajudar a extraditar para Itália Cesare Battisti, o extremista-de esquerda em fuga há 40 anosCondenado a prisão perpétua por quatro mortes, Battisti foi capturado na Bolívia e Bolsonaro considera que entregá-lo a Salvini é um presente.

Ainda no Brasil, a mesma ministra que defendeu que menino veste azul e menina veste rosa, viu divulgado um vídeo polémico de 2014. Nele diz que os homossexuais são doentes e que sexo entre mulheres é uma aberração.

O presidente da câmara polaco de Gdansk foi esfaqueado num evento público de solidariedade. Pawel Adamowicz, do partido democrata-cristão, está em estado crítico.

Ivanka Trump pode liderar o Banco Mundial, admite o pai. Entre tal delírio, Trump bateu entretanto o record de shutdown: os serviços dos EUA estão paralisados há 23 dias. E ainda viu o Washington Post e o New York Times revelarem que escondeu detalhes de encontros com Putin: até ficou com os apontamentos do tradutor.

Há um escândalo no Arizona sobre uma mulher índia que estava em coma desde os 3 anos e deu agora à luz, 26 anos depoisHá duas investigações sobre ter sido violada e uma chamada para o 911 sugere que ninguém sabia da gravidez.

Em Málaga, Espanha, um bebé de dois anos caiu num poço com 110 metros de profundidade e apenas 25 cm de largura. Desde ontem que as autoridades não cessam as buscas e hoje já avistaram os primeiros sinais: brinquedos de Yulen foram vistos a 78m. Mas o seu corpo pode estar na água

Espanha que ainda se está a refazer de outra tragédia do fim-de-semanaUma das quatro vítimas da explosão de uma padaria em Paris foi Laura, que saiu pela primeira vez do país para uma viagem romântica secreta oferecida pelo marido.

No futebol, depois do empate entre Sporting a FC Porto sem golos no sábado que beneficiou o Benfica, o domingo ficou marcado pelo recorde dos 400 golos conseguido por Messi ao serviço do Barcelona (marcou um dos três na vitória frente ao Eibar). Mas Solskjaer também fez história no triunfo do United sobre o Tottenham.


Os nossos Especiais

Que é feito dos heróis do resgate na Tailândia? Seis meses depois  de 12 rapazes e o seu treinador ficarem duas semanas presos numa gruta em Tham Luang, a Cátia Bruno, que lá esteve, foi saber onde andam quem os salvou.
Como é a relação de Taiwan com a China e os outros? “É complicado”, segundo o ensaio da Maria João Marques. Há receio dos chineses, boas relações com o Japão, a importância dos Estados Unidos e até curiosas ligações a Portugal.

A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve "Creches gratuitas: debater políticas que funcionam": "Em vez de propinas e gratuitidade do ensino superior, discutir o acesso gratuito às creches é que deveria ser uma prioridade. E existem experiências internacionais de soluções que realmente funcionam".
  • Luís Rosa escreve "Deixem Rui Rio trabalhar!": "O país agradece que Rui Rio chegue às legislativas para se juntar a Santana e a Ferreira Leite como os grandes promotores das maiorias absolutas do PS. O futuro do centro direita depende disso".
  • João Carlos Espada escreve "O equívoco da abolição das propinas na universidade": "A abolição das propinas implicaria a redução da esfera de receitas autónomas das universidades, que ficariam mais dependentes do Orçamento do Estado, logo na quase total dependência do poder político".
  • Helena Matos escreve "Os sem palavras": "Nada é dito directamente: os trabalhadores são colaboradores e os deficientes pessoas portadoras de deficiência. Somos os perifrásticos. E o PSD enquanto "não esquerda" é a perífrase por excelência".
  • João Marques de Almeida escreve "Os restos do Estado Novo no PSD": "Para mal de Portugal, a nossa democracia e a nossa economia continuam a viver com muitas heranças do Estado Novo. Também no PSD há uma linha Estado Novo, onde Ferreira Leite surge em destaque".
  • Telmo Faria escreve "A discussão do tempo perdido": "Há um ano Rio ganhou o PSD - mas não o País. E o problema no PSD é que sem País não há PSD. Se a percepção de se perder o País existir o PSD não vale nada. Esta associação é de uma obsessão objectiva".
  • Sebastião Bugalho escreve "A tentativa de riogicídio": "Montenegro oferece a Rio o que ele não tinha: uma causa mobilizadora. Os autocratas necessitam e beneficiam de um inimigo externo e Rio, que nunca quis ser anti-Costa, cultivará o anti-montenegrismo".
  • Alberto Gonçalves escreve "O fascismo que não passará e o fascismo que já passou": "Do que os “democratas” não gostam muito é da democracia. Gostam menos da democracia do que de Mário Machado, que usam para fingir o contrário e para servir de medida das coisas que divergem deles". 
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "O Papa, o bispo e o padre": «Isto é um escândalo! É melhor não ir à igreja: vive assim, como ateu. Mas, se vai à igreja, […] dê um verdadeiro testemunho, não um contratestemunho».

Notícias surpreendentes 
A celebrar 40 anos de carreira, os Xutos lançam um disco novo, um ano depois da morte de Zé Pedro (mas ainda com ele nalgumas gravações). O Gonçalo Correia e o João Porfírio foram à "Casinha", o estúdio onde sempre ensaiaram, e puseram Tim, Kalú, Cabeleira e Gui a desbobinar memórias. E recordar quem faltava: “O Zé Pedro era até ao fim. Ficava zangado, deixava de nos falar, dizia: mas eu sou algum inválido?!”

Quem também falou de toda a sua carreira, desde os tempos em que cantava num carro de bois em Vale da Porca até ao sucesso no Brasil foi Roberto Leal. Em conversa com o Diogo Lopes e poses para o Diogo Ventura, o "ruço de mau pêlo" lembrou o passado e contou tudo sobre o cancro com que luta há dois anos, desmentido também o apoio a Bolsonaro e à IURD.

Cuidar de um recém-nascido é também tocar-lhe, trocar olhares com ele e brincar. Em entrevista à Ana Cristina Marques, a psicóloga e professora universitária Rita Antunes desmistifica o termo "vinculação" entre mães e bebés.

A CES (Consumer Electronic Show), uma das maiores feiras internacionais de tecnologia, chegou ao fimDo 5G à carne tecnológica e aos peluches robô: eis a 7 tecnologias que, segundo o que se viu em Las Vegas, vão marcar 2019.

Os terraplanistas querem fazer um cruzeiro para provar que a Terra não é um globo. Segundo eles, o mundo em que vivemos é um disco, o espaço não existe, e todas as fotografias e descobertas anunciadas pelas agências espaciais foram inventadas.

Como começa uma nova semana, uma sugestão. Se está farto de ficar em casa, estes são 20 cafés para estudar e trabalhar em Lisboa e no Porto.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa segunda-feira e boa semana 
(com o regresso da chuva, mas ainda com frio)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário