NOTA INTRODUTÓRIA
No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é José Manuel Barroso Ferreira dos Santos, arquitecto.
Jorge Manuel Barroso Ferreira dos Santos. (Porto, 1984), Arquitecto pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, com dissertação de Mestrado, Intervenção em ruínas – Elemento infra/estrutural, Tipificação de uma solução de intervenção pouco intrusiva (2012).
Colabora com o escritório Carlos Castanheira & Clara Bastai arquitectos, onde teve o privilégio de trabalhar em projectos do Arquitecto Álvaro Siza entre 2012 e 2015.
Tem pautado a sua actividade profissional com diversas participações em exposições, tais como a exposição colectiva “HISTÓRIA E UCRONIA EAUM – Rota do Românico” na Torre do Vilar em Lousada, com o trabalho de reabilitação e ampliação do Mosteiro de S. Miguel em Bustelo Penafiel (2012), a exposição colectiva “O desenho é o desejo da inteligência” realizada na ACA – Associação Casa da Arquitectura em Matosinhos (2012) e mais recentemente a exposição individual na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, no Estúdio UM, com o tema “CADERNOS ARQUIVO” (2015).
Enquanto orador participa na 5ª edição do Pecha Kucha Nights Guimarães com o tema “Histórias/Desenhos” (2013) e mais recentemente no encontro Nacional de Investigação em Arquitectura (ENIA) realizado na FAUP (2018).
Em 2014 vence o concurso PEPEM (Prémio estágios em Portugal e no Mundo) promovido pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul.
Em finais de 2015 inicia actividade por conta própria no Porto fundando o seu escritório, para além do exercício da profissão é aluno do 2º ano de Doutoramento da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, com proposta de investigação centrada no tema da RUÍNA.
Fonte: anteprojectos
Nenhum comentário:
Postar um comentário