sábado, 2 de março de 2019

Durante o mês da juventude 2019

Câmara Municipal de Évora oferece bilhetes a jovens eborenses para espetáculos no Teatro Garcia de Resende

O programa do mês da juventude foi apresentado ontem, dia 28 de fevereiro, nos Paços do Concelho, numa sessão que contou com a presença da Vereadora Sara Dimas Fernandes. Para além de agradecer e felicitar todos os jovens e entidades participantes, a autarca deu natural destaque aos dois dias que marcam este Mês – Dia Nacional da Juventude e Dia Nacional do Estudante – importantes marcos do papel da juventude enquanto agente transformador da sociedade. Foi ainda destacada a importância do envolvimento das 31 associações e entidades do Concelho, sem as quais não teria sido possível contar com as cerca de quatro dezenas de iniciativas que compõem o diversificado programa do mês da juventude deste ano. Salientou ainda a realização, no próximo dia 13 de março, de um importante evento, o Fórum Municipal da Juventude, que conta com a apresentação do Diagnóstico Juvenil de Évora, e é o derradeiro passo da preparação do Plano Municipal de Juventude de Évora – documento estruturante das futuras políticas de juventude do concelho de Évora.

Várias exposições, concertos, tertúlias, oficinas, entre outras iniciativas, compõem o vasto programa.

Uma novidade deste ano, no âmbito da afirmação da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, é a oferta de 20 bilhetes por espetáculo organizado pelo Município de Évora, no Teatro Garcia de Resende (TGR) durante o mês da juventude. Qualquer jovem entre os 16 e os 30 anos de idade, natural ou residente em Évora, poderá dirigir-se ao Ponto Jovem e solicitar entradas gratuitas no TGR aproveitando a excelente oferta cultural daquele espaço, uma medida que irá manter-se ao longo de todo o ano.

A apresentação ficou marcada pela atuação da Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora e pela cerimónia de entrega do Prémio “Imagem Gráfica 2019” ao jovem João Madeira vencedor do concurso e certificados ao restantes jovens concorrentes.

De salientar ainda a inauguração da exposição de artes plásticas “Novos Tempos” organizada pelo “Colectivo Leão”, um grupo de jovens alunos de Artes da Universidade de Évora, nomeadamente, Bruno Santos, Vanessa Teixeira, Filipe Cachapa, Danilo Galvão, Juliak e Rui Serra, que foi animada com a música do DJ Marlon Kramer. A exposição ficará patente ao público na sala 52 na Praça do Giraldo até dia 20 de março.

O lançamento do mês da Juventude culminou com a inauguração e atribuição de prémios aos vencedores do concurso “Criação Jovem – Évora e Angra do Heroísmo”, que assinalou o 30º aniversário da geminação. A Vereadora Sara Dimas Fernandes não quis deixar de agradecer o apoio do INATEL no acolhimento desta exposição, tendo felicitado todos os participantes. Os vencedores na categoria de fotografia foram Amanda Morais (Évora) e Miguel Evangelho (Angra do Heroísmo), Barbara Rossi (Évora) na categoria de ilustração gráfica e, na categoria de vídeo, Tiago Nunes (Évora). Os premiados ganharam um fim de semana em Angra (para os eborenses) ou em Évora (para os angrenses). A exposição pode ser visitada até dia 13 de março.

Para consultar toda a programação do Mês da Juventude, aceda a www.cm-evora.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário