sexta-feira, 1 de março de 2019

Março é mês do Teatro em Pombal


13 espetáculos e 3 oficinas animam o concelho de 1 a 24  Março
O Município de Pombal e o Teatro Amador de Pombal (TAP) promovem de 1 a 24 de março mais uma edição do Festival de Teatro, que este ano apresenta uma programação com 13 espetáculos e 3 oficinas, a decorrer na cidade de Pombal e em sete freguesias do concelho.
O festival começa no dia 1 de março com Salvador Martinha a subir ao palco do Teatro-Cine para apresentar a sua Cabeça Ausente, um espetáculo que é descrito como “um «share location» do seu pensamento alheado”. Com hora marcada para as 21H30, os bilhetes para o espetáculo de Salvador Martinha têm um preço de seis euros.
No dia 8 de março a companhia Teatro Meridional apresenta a peça O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão, às 21H30, com um preço de entrada fixado nos três euros. A peça conta a história de um rapaz judeu que se torna amigo de um velho merceeiro árabe.
“4 Clowns do Apocalipse” é a proposta para o dia 15 de março, às 21H30, numa co-produção das companhias Teatro Montemuro e Absolute Theatre, e cujos bilhetes têm um custo de três euros. Trata-se de uma peça que nos conta a cavalgada dos quatro cavaleiros do Apocalipse até ao fim do mundo, que se transformam em palhaços, quando um dos cavaleiros se perde pelo caminho.
A 17 de março, às 16H00, a companhia brasileira Cia. Boto-Vermelho traz a Pombal a peça João por um fio, espetáculo que conta a história do menino João, criança sonhadora e solitária, que passa a vida ligado a fios reais e imaginários (entrada a dois euros). A Cia. Boto-Vermelho foi fundada em 1994 pelo ator Ricardo Schöpke e pelo ilustrador Roger Mello, e tem desenvolvido uma pesquisa aprofundada pelo folclore brasileiro, adaptando-o a uma linguagem contemporânea.
Destinada a público escolar, a peça ETC… terá duas sessões no dia 19 de março (às 11H00 e ás 14H30), com um custo de entrada de um euro. Da autoria da S.A. Marionetas, a peça conta-nos pequenas histórias de um lugar onde os seus habitantes vivem as mais variadas peripécias, com momentos de humor vividos pelas personagens, marionetas esculpidas em esponja, e onde os movimentos substituem as palavras.
A 23 de março, no Jardim do Cardal, a companhia PIA – Projeto de Intervenção Artística apresenta o espetáculo Entremundos, que nos faz imergir “numa dimensão entre vivos e mortos, um espaço entre o purgatório e o limbo, onde se inicia uma viagem por um universo imaginário inspirado na morte”. Um espetáculo com entrada livre que conta com a chancela da Artemrede, e que é financiado pelo programa Centro 2020.
Festival de Teatro decorre em nove palcos diferentes
Na edição de 2019 a aposta na programação destinada aos públicos das freguesias é reforçada, e permite descentralizar o festival e o acesso ao teatro nas diferentes localidades do concelho de Pombal, alargando para nove o número de palcos onde a programação se desenvolve.
Para além do Teatro-Cine e do Jardim do Cardal, na cidade de Pombal, também recebem espetáculos os palcos das Freguesias de Abiul, Carnide, Vermoil, Meirinhas, Redinha, União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca e União de Freguesia de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
No dia 2 de março o TAP apresenta a peça Lusíadas? no Auditório da Junta de Freguesia de Carnide (21H30), peça que leva também ao Salão da Filarmónica Vermoilense no dia 9 de março (21H30). Este é um espetáculo que narra de forma criativa e numa versão condensada a obra de Luís de Camões, “Os Lusíadas”, “a grandiosa obra épica que relata os feitos heroicos dos Portugueses”.
Nos dias 22, 23 e 24 a companhia S.A. Marionetas apresentará a peça A Farsa do Sapateiro na Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras (22, às 21H30), na Associação Recreativa das Meirinhas (23, às 21H30) e no Salão Paroquial de São Simão de Litém (24, às 17H00). Este é um espetáculo que conta as peripécias de Gil Vicente e do sapateiro do Rei nas vésperas do casamento de D. Isabel e D. Carlos V.
No dia 22, às 21H30, no Centro Paroquial da Ilha, o GATA apresenta Um Sonho de Uma Noite e Verão, adaptação da obra de Shakespeare. No dia seguinte, 24 de março, é a vez do grupo Gatinhos levar ao palco do Auditório da Junta de Freguesia de Abiul a peça Quinta da Cidadania, que conta as peripécias dos animais de uma quinta, que à noite ganham voz e convivem entre si.
Nos dias 2, 9 e 24 de março as Freguesias de Carnide, Vermoil e Abiul receberão, respetivamente, a Oficina Crac, Cric, Croc…, uma oficina criativa de construção de marionetas dinamizada pelo Serviço Educativo do Teatro-Cine de Pombal.
Os bilhetes das peças que serão exibidas nas freguesias têm um preço simbólico de um euro. As reservas para os espetáculos do Festival de Teatro estão disponíveis na Bilheteira Online, no portal do município, em http://www.cm-pombal.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário