segunda-feira, 25 de março de 2019

MEALHADA: Concurso de ideias apura alheira de leitão, máquina de reciclagem e trabalhos em vime

Uma alheira de leitão, uma máquina de reciclar automática e um projeto de empalhamento de garrafas de vidro. São estes os três projetos vencedores do Concurso de Ideias da Mealhada. Segue-se a fase das finais intermunicipais.
O AutoRecycle é uma máquina capaz de fazer a reciclagem automaticamente. O lixo será colocado numa passadeira e os vários materiais irão ser detetados através de sensores. Estes sensores enviarão um sinal para o autómato, que por sua vez, comandará os motores com o objetivo de os diferentes materiais seguirem a trajetória correta. Este foi o projeto, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, que se sagrou vencedor na categoria ensino secundário/ profissional e que vai disputar a final intermunicipal nos dias 6 e 7 de maio, em Mortágua.
O projeto do segundo ciclo, denominado "Vimeada 2.0", procura inovar a arte da cestaria, através das garrafinhas Wicker, garrafas de água de vidro, revestidas a vime, reutilizáveis, amigas do ambiente, protetoras da qualidade da água e com um design diferente e diferenciador.
No terceiro ciclo, venceu uma proposta gastronómica: a "Mealheira"", uma alheira de leitão, que procura tirar partido da matéria-prima da região. "Procura ser um produto gastronómico de excelência, confecionado a partir de sobras de leitão e que seja acessível quer no que diz respeito ao seu consumo quer a nível de preço", defendem os promotores do projeto.
Estes projetos, da Escola Básica nº 2 da Mealhada, irão disputar a final intermunicipal do segundo e terceiro ciclos – Expo Artes e Ofícios/ Empresas -, que decorrerá dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares.
O Concurso Municipal de Ideias, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao abrigo do programa Realiza.te, vai já na sexta edição e mobilizou, este ano, mais de 150 alunos das escolas Básica nº 2 da Mealhada, Secundária da Mealhada e Profissional Vasconcellos Lebre.
Estas propostas foram as escolhidas por júri - composto pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), Carlos Pinheiro, pela designer Manuela Rego - que avaliou cada um dos projetos segundo os critérios definidos para cada grau de ensino.
Todos os participantes receberam prémios de participação do Município, nomeadamente entradas na Piscina Municipal da Mealhada e no Cineteatro Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário