segunda-feira, 25 de março de 2019

No próximo dia 30 de março | Município de Cantanhede participa na Hora do Planeta


O Município de Cantanhede participa mais uma vez na denominada “Hora do Planeta”, ação agendada para 30 de março, nos termos do preconizado pela World Wide Fund For Nature (WWF), a mais importante organização independente de conservação da natureza a nível mundial. 
A Associação Natureza Portugal (ANP) que trabalha em alinhamento com a visão e estratégia global da WWF tem como missão a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.
Nesse sentido, a autarquia cantanhedense subscreveu a declaração proposta para o efeito pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, comprometendo-se a desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho, Museu da Pedra, Casa Municipal da Cultura, Biblioteca Municipal, Casa Francisco Pinto, Estaleiro Municipal, Piscinas Municipais e INOVA-Empresa Municipal na noite de dia 30 (sábado), entre as 20h30m e as 21h30m.
Para cumprir o compromisso assumido nesse âmbito a autarquia está a divulgar o apoio à iniciativa através de vários meios, ao mesmo tempo que está a acionar mecanismos para mobilizar outras entidades a participarem, bem como empresas e cidadãos.
Para a Câmara Municipal de Cantanhede, “A Hora do Planeta” é uma ação simbólica que traduz a identificação do município com os objetivos que lhe estão subjacentes, nomeadamente, o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, a prevenção e a solução dos problemas ambientais, os quais tem procurado alcançar através das diversas intervenções no âmbito de políticas orientadas para esse fim. Entre elas está a “Hora do Planeta”, que se destina a incentivar cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio em torno da luta contra o aquecimento global.
Nas edições já realizadas, edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar a ideia, numa celebração do Planeta Terra, acontecimento que em Portugal este movimento tem tido expressão crescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário