sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde já realizou mais de 330 atendimentos nas praias e piscinas

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) tem sido presença constante nas praias fluviais e piscinas públicas do concelho de Proença-a-Nova, numa iniciativa que se realiza desde 2016 e que pretende sensibilizar os veraneantes para os cuidados a ter com o sol, ao mesmo tempo que se fazem rastreios que permitem avaliar alguns indicadores de saúde. Nesta época balnear, a novidade foi a inclusão das piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval no roteiro da UMS, num total de 26 saídas que terminam no próximo dia 4 de setembro. 

De acordo com os números registados até ao momento, já foram realizados 338 atendimentos, 77 dos quais a utentes que nunca tinham usufruído deste serviço anteriormente e 111 a pessoas fora do concelho. As mulheres são aquelas que mais procuram a Unidade Móvel de Saúde e é precisamente o caso de uma utente o que mais sensibilizou o técnico da UMS, Carlos Dias. “Durante uma avaliação realizada no ano passado, na praia fluvial da Fróia, aconselhei a utente a perder 20 quilos, tendo em conta os problemas que o excesso de peso estavam a provocar na sua saúde, nomeadamente ao nível da tensão e colesterol, entre outros. Este ano, a senhora fez questão de ir ao encontro da UMS no Malhadal para mostrar que perdeu efetivamente os 20 quilos, que na altura se tinha comprometido a perder, e realizar novamente os rastreios que mostraram indicadores muitos bons. É realmente gratificante ver que podemos fazer alguma diferença na vida das pessoas”. 

Se quiser aproveitar a presença da Unidade Móvel de Saúde nas praias e piscinas públicas, as próximas saídas estão agendadas para a praia fluvial de Aldeia Ruiva a 27 de agosto (das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00), para a piscina da Pedra do Altar a 28 de agosto (14h00 às 18h00), para a Zona Balnear de Alvito da Beira a 29 de agosto (das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00), terminando na piscina de São Pedro do Esteval a 4 de setembro (14h00 às 18h00).

Nenhum comentário:

Postar um comentário