sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sul | Sal de Castro Marim promovido à mesa dos restaurantes locais

A Câmara de Castro Marim está a promover o projeto “Sal de Castro Marim à Mesa dos Restaurantes”. Trata-se de  um repto destinado aos estabelecimentos de restauração que visa a promoção do “ouro branco” como produto endógeno de qualidade.
Os estabelecimentos aderentes recebem saleiros e flor de sal de Castro Marim para disponibilizar aos seus clientes, substituindo os saleiros de que dispõem. A iniciativa pretende aproximar o consumidor a este produto e valorização da matriz produtiva da região, incrementando os produtos locais na cadeia turística.
A produção de sal é uma atividade tradicional e um dos ex-libris de Castro Marim, que dá origem a produtos de excelência recolhidos manualmente nas salinas de Castro Marim em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Segundo a Vice-Presidente, Filomena Sintra, “é um desígnio substituir o sal industrial à mesa pelo sal e flor de sal tradicional, porque o sal tradicional e naturalmente superior e rico em minerais como o magnésio, o cálcio e o potássio. Estando o Sal de Castro Marim num processo de obtenção de Denominação de Origem Protegida (DOP) ”.
A “Sal de Castro Marim à Mesa dos Restaurantes” é uma ação da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário