“À Descoberta dos Cogumelos” é o objetivo do passeio micológico a realizar no próximo sábado, 18 de Janeiro, no território da União de Freguesias de Portunhos e Outil, concretamente na zona envolvente ao lugar da Pena.
Com início agendado para as 09:00 horas, a iniciativa é organizada no âmbito de uma parceira do Município de Cantanhede – através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor –, com a Organização Florestal Atlantis (OFA), a empresa Fungiperfect e o Centro Cultural e Recreativo da Pena.
As inscrições podem ser formalizadas por contacto telefónico (926141000) ou por email (geral@ofatlantis.org) numa de duas opções: por 18 euros, com direito a pequeno almoço, almoço e lanche, além de um brinde; e por cinco euros, o que inclui apenas o brinde e o pequeno almoço. Os intervenientes em qualquer destas modalidades de participação terão a oportunidade de assistir a dois workshops, um sobre o cultivo de cogumelos, outro sobre produção de vinhos e licores.
A orientação do passeio micológico estará a cargo de Ricardo Torres, especialista que dará enquadramento ao processo de descoberta dos cogumelos existentes na zona e à identificação, colheita e degustação das espécies silvestres, por vezes desconhecidas.
O objetivo é incentivar as boas práticas coletoras dessas espécies e estimular o seu consumo, bem como alertar os participantes para os cuidados a ter na sua identificação, de modo a promover o equilíbrio e a integridade dos ecossistemas, bem como a proteção e o respeito pelo meio ambiente.