quinta-feira, 19 de março de 2020

COVID-19: EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS

A situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a evolução da situação epidemiológica em Portugal fazem aumentar a probabilidade de ocorrência de casos em todo o território nacional e fizeram aumentar consideravelmente o número de casos suspeitos em Torres Vedras.

No concelho de Torres Vedras foram hoje confirmados os quatro primeiros casos de doença COVID-19. Tratam-se de três adultos e uma criança, que se encontram a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde.

A Proteção Civil de Torres Vedras apela para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades.

Em caso de sintomas, apela-se à população para que não se dirija ao Hospital de Torres Vedras e utilize a linha SNS24 (808 24 24 24).

Recomenda-se à população em geral o isolamento social voluntário e a adoção das recomendações de saúde já divulgadas:

  • Adote medidas de higiene e etiqueta respiratória:
    • Tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos) e deite sempre o lenço de papel no lixo;
    • Lave as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar ou tossir e após contacto direto com pessoas doentes.

  • Caso sinta sintomas, evite idas ao hospital ou a outros equipamentos de saúde. Utilize a linha SNS24 (808 24 24 24) ou entre em contacto telefónico com o seu Centro de Saúde.
  • Utilize máscara apenas se tiver sintomas respiratórios: tosse, espirros ou falta de ar.
  • Evite contacto próximo com pessoas que apresentem infeção respiratória.
  • Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar.
Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada.


Nota: por motivos de distanciamento social não seria viável a realização da conferência de imprensa prevista no Plano de Contingência de Âmbito Municipal, pelo que se envia este comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário