quinta-feira, 14 de maio de 2020

VOLUNTÁRIOS PRODUZEM MÁSCARAS PARA A POPULAÇÃO DO CONCELHO DE TORRES VEDRAS

A Câmara Municipal de Torres Vedras e as 13 juntas de freguesia do concelho encontram-se a distribuir máscaras à população, para fazer face à pandemia de COVID-19. Até ao momento foram distribuídas cerca de 84 000 máscaras, confecionadas por 546 voluntários em todo o concelho. De momento, encontram-se a ser produzidas cerca de 25 000 máscaras.

As máscaras são confecionadas com tecido não tecido (TNT), material validado pela autoridade de saúde local, estando a aquisição do material a cargo do Município. Depois de confecionadas pelos voluntários, a distribuição é feita pelas juntas de freguesia na sua área territorial.

Apesar de, à época, ainda não ser obrigatório o uso de máscara ou viseira para a população em geral, a Proteção Civil de Torres Vedras começou por distribuir máscaras aos estabelecimentos de bens essenciais e à população no dia 18 de abril.

Recorde-se que, no âmbito da atual pandemia, a população mobilizou-se desde cedo, com os voluntários a criar grupos espontâneos nas várias freguesias, a que se associou a iniciativa de associações e escolas, produzindo máscaras, viseiras e fardas de proteção.

A utilização de máscaras tem como objetivo prevenir a dispersão do vírus através da tosse e de espirros, uma vez que um indivíduo potencialmente infetado mas assintomático ou pré-sintomático, se usar máscara, estará a proteger os outros da sua potencial infeção.

As máscaras podem ser utilizadas de forma generalizada pela população, devendo ser considerada enquanto medida complementar que não põe em causa as medidas de distanciamento implementadas até ao momento, nem as recomendações de saúde e etiqueta respiratória.

Ao utilizar máscara está a proteger-se a si e aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário