No passado dia 23 de fevereiro, decorreu pelas 21h00, um Webinar para empresários do concelho, organizado pelo município de Ferreira do Zêzere em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, dedicado à abertura do Programa de Apoio à Produção Nacional.
Esta ação de esclarecimento on-line, contou com a presença do Secretário-geral da CIMT, Dr. Miguel Pombeiro e Dra. Sónia Santos, especialista em fundos comunitários, que fizeram a apresentação do programa. A autarquia de Ferreira do Zêzere esteve representada pelo Vice-Presidente Eng. Paulo Neves e Vereador Hélio Antunes que fizeram a moderação da sessão.
A presença, com grande expressão de empresários do concelho, que rondou os 40 inscritos, foi uma nota bastante positiva que o Secretário-geral da CIMT realçou e enalteceu. Este programa tem como objetivo apoiar diretamente o investimento empresarial, com enfoque no setor industrial e no sector do turismo, para empresas já existentes. O programa é dirigido a micro e pequenas empresas do território da CIM do Médio Tejo, onde se insere o concelho de Ferreira do Zêzere. São elegíveis, as operações inseridas na CAE REV 3:
-Indústrias extrativas (CAE 05 a 09); Indústrias transformadoras (CAE 10 a 33); Turismo: Estabelecimentos hoteleiros (CAE 551); Turismo no espaço rural (CAE 55202); Parques de campismo e de caravanismo (55300); Restauração (561); e Organização de atividades de animação turística (93293).
Trata-se de um apoio que no nosso território (Ferreira do Zêzere) vai desde os 40% de fundo perdido até 60%. As empresas devem assumir o compromisso de manter os postos de trabalho, não havendo a exigência da criação de novos postos. No mínimo, a empresa terá de ter um funcionário afeto aos quadros da empresa. São consideradas candidaturas com uma despesa elegível entre os 20 mil e os 235 mil euros.
A sessão de esclarecimentos realizada, especificamente para as empresas de Ferreira do Zêzere, teve como objetivo, numa primeira parte, a explicação do aviso de concurso, dos vários pontos a ter em consideração e numa segunda parte, contou com um momento para colocação de dúvidas/questões.
Na tarde desse dia, pelas 15h00, decorreu também uma sessão, dedicada à criação de Lojas on-line. Esta ação, fruto de parceria entre o município de Ferreira do Zêzere e os CTT, conta com condições muito vantajosas e visa apoiar os produtores e os comerciantes da região na rápida adoção de novos canais de comércio eletrónico e no acelerar da digitalização dos seus negócios, aproximando os mesmos dos respetivos clientes, possibilitando ao mesmo tempo alcançar novos mercados, o que em tempo de pandemia, pode fazer toda a diferença.
O município de Ferreira do Zêzere encontra-se disponível para eventuais esclarecimentos acerca dos programas referidos, bastando para o efeito enviar pedido de informação para empreededorismo@cm-
Nenhum comentário:
Postar um comentário