quarta-feira, 22 de junho de 2022

Milhares de pessoas são esperadas para quatro dias de folia. Festas do S. João de Castelo de Paiva Arrancaram com as Marchas Seniores

Infantis desfilam amanhã no Largo do Conde
As grandiosas Festas de S. João 2022 de Castelo de Paiva arrancaram hoje com a realização das Marchas Seniores dos utentes das IPSS do concelho, numa iniciativa que, em virtude das condições climatéricas, teve de ser transferida para o espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, retomando uma tradição que esteve interrompida durante dois anos com a situação pandémica.
As Marchas Séniores, realizadas no âmbito do Projecto “ Micas “, envolveram este ano menos gente, ainda em virtude de regras impostas na situação pandémica que ainda se vive, mas foram mais de de 200 participantes, pertencentes ao Centro Social de Sardoura, Centro Social de Real, APPACDM de Castelo de Paiva, ARPIP – Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos de Pedorido, e à Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, que alinharam na iniciativa da Câmara Municipal, tendo o presidente da edilidade, José Rocha, que esteve acompanhado do Vice-Presidente José António Vilela, da Vereadora Liliana Vieira, e outras entidades locais, presenciado o desfile e evidenciado palavras elogiosas para enaltecer o esforço e forte empenhamento de todas as instituições, que deram o seu melhor para realizar este evento, que já ganhou raízes em jeito de abertura das festas são joaninas em Castelo de Paiva.
As grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva continuam amanhã, para potenciar a primeira enchente com o Largo do Conde, que estará repleto de gente para acolher as Marchas Infantis, uma iniciativa emblemática dos festejos, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, com milhares de pessoas no centro da vila, para assistir ao grande desfile das Marchas Infantis, uma iniciativa que gera sempre grande expectativa e que cativa os presentes para as grandes festas de S. João, que este ano voltam a apresentar um programa bem atractivo para o espaço Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que marca 4 dias de grande animação e folguedo.
O edil paivense, José Rocha, ao lado dos vereadores do Executivo Municipal, de presidentes das Juntas de Freguesia e do Reverendo Padre Sérgio Fernando, entre outros dirigentes associativos, vão marcar presença neste desfile, registando com agrado a grande adesão popular desta iniciativa, retomando uma tradição festiva, com o presidente da Câmara Municipal a deixar palavras de carinho e de incentivo a todos os participantes, ao mesmo tempo um agradecimento a todas as entidades envolvidas neste grande evento de S. João, destacando o notável trabalho realizado ao nível escolar, com realce para o empenhamento dos professores, auxiliares e encarregados de educação, numa acção que, para além de prestigiar a comunidade escolar, continua a engrandecer e a valorizar muito os festejos de S. João deste concelho, que amanhã à noite, vai ter como ponto alto o desfile das Marchas Populares do Vale da Rua, Fonte, Gração e Frutuária, para além do espectacular concerto do artista Zé Amaro.
Por Terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal no dia 24, com bandas de musica e sardinhada gratuita para a população.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário