sexta-feira, 8 de julho de 2022

Morreu José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola

O ex-chefe de Estado de Angola, de 79 anos, tinha problemas de saúde há vários anos e era acompanhado em Barcelona desde 2006.
O ex-Presidente angolano estava internado, e em coma induzido, há alguns dias nos cuidados intensivos do Centro Médico Teknon, em Espanha.
A Presidência da República de Angola confirma e lamenta, na sua página na rede social Facebook, "o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje [sexta-feira] às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença".
"O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis", lê-se na publicação, na qual são endereçados à "família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar".
O estado de saúde de José Eduardo dos Santos agravou-se na terça-feira passada. Exames realizados nesse dia mostraram graves e "irreversíveis" lesões isquémicas no cérebro.
No dia 23 de junho de 2022, em Barcelona (Espanha), o engenheiro José Eduardo dos Santos sofreu uma paragem cardiorrespiratória" e, "após ter sido socorrido por uma equipa médica, foi encaminhado para um hospital naquela cidade, tendo sido internado na unidade de cuidados intensivos", podia ler-se num comunicado enviado à agência Lusa pelos filhos de José Eduardo dos Santos.
Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos Presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.
Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário