sexta-feira, 8 de julho de 2022

Anadia presta homenagem a Laurentino Dias e Artur Lopes

O Município de Anadia prestou homenagem a Artur Lopes, ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e a Laurentino Dias, ex-Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, numa cerimónia que decorreu, no passado dia 6 de julho, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. 
A homenagem teve como intuito reconhecer a colaboração e o encorajamento que deram ao Município de Anadia para que fosse possível implementar, em Anadia, o Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, com instalações ímpares em Portugal.
O evento contou com a presença do atual Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, bem como dos responsáveis máximos das entidades regionais, nacionais e internacionais ligadas ao mundo do Ciclismo.
Recorde-se que o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia – Velódromo Nacional foi inaugurado em 2009, sendo uma das maiores obras de âmbito desportivo existentes em Portugal, que resulta de um investimento de aproximadamente 12 milhões de euros. Em 2019, o CAR foi reforçado com uma pista de BMX e o Centro de Controlo e Avaliação de Treinos, em Sangalhos, e uma pista de XCO, localizada em Tamengos. Estas valências representam um investimento aproximado de 1,5 milhões de euros. De sublinhar ainda que, em 2019, foi atribuído pela UCI (União Ciclista Internacional) ao Centro de Alto Rendimento de Anadia o estatuto de Centro Satélite Continental do Centro Mundial de Ciclismo.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que “só foi possível alcançar este patamar graças à valiosa e incansável colaboração e dedicação do então Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, e do então Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, hoje aqui homenageados”. “É justo reconhecer publicamente o apoio e o encorajamento que deram à Câmara Municipal de Anadia na implementação desta obra, que permitiu afirmar o concelho de Anadia, principalmente no plano desportivo, a nível nacional e internacional”, adiantou ainda a edil anadiense.
Maria Teresa Cardoso aludiu ao facto de “o Desporto ser uma das grandes apostas do atual executivo municipal”, daí o apoio dado à realização dos campeonatos europeus de ciclismo, nas vertentes de BTT, estrada e pista que se encontram a decorrer neste momento no concelho. “Este investimento tem em conta os benefícios do desporto e da competição, e o facto de esta passagem por Anadia poder ser um incentivo capaz de gerar novos adeptos e novos atletas”, afirmou, acrescentando ainda que “estes campeonatos desempenham um papel importantíssimo na promoção do ciclismo, uma modalidade desportiva de alta competição também aconselhada a ciclistas amadores de todas as idades, com muitos benefícios para a saúde e para o ambiente”.
Ainda relativamente às competições internacionais de ciclismo que estão a decorrer, a autarca frisou que “Anadia, uma vez mais, entra na história do ciclismo por excelentes motivos. É a primeira vez que um concelho da Europa recebe, durante três semanas consecutivas, os campeonatos da Europa de sub-23 e sub-19, de BTT, estrada e pista”.
Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Maria Teresa Cardoso tentou sensibilizar o membro do Governo para a necessidade de mais apoios, nomeadamente, financeiros para o Centro de Alto Rendimento, tendo em conta a resposta que esta infraestrutura dá ao desporto de alta competição. De realçar que os encargos com a gestão das instalações e equipamentos têm sido assumidos, praticamente, na íntegra pelo Município de Anadia.
João Paulo Correia elogiou a iniciativa do Município pela homenagem prestada, registando ainda com agrado a construção das infraestruturas desportivas. Relativamente à reivindicação de mais apoios, por parte da autarca anadiense, anunciou que o Governo está a estudar uma fórmula de colaboração mais relevante para os centros de alto rendimento existentes em Portugal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário