No Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva iniciam um novo ciclo de conversas que abordará diferentes tópicos, desde a prevenção ao diagnóstico e tratamento do cancro, com especialistas convidados. Nesta primeira sessão será discutida a estratégia da luta contra o cancro. O evento tem início às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva e tem entrada livre.
A comemoração do Dia Mundial de Luta contra o Cancro é uma iniciativa internacional que pretende unir a população mundial em torno da luta contra o cancro, através da sensibilização e da educação. O cancro é um problema de saúde pública, esperando-se que o número de novos casos e mortes venha a duplicar nas próximas décadas. Em Portugal, em 2020 contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro. É urgente compreender melhor o cancro, de forma a melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Uma em cada cinco pessoas desenvolve cancro e cerca de metade dos cancros podem ser evitados com alteração de comportamentos de risco. O que podemos então fazer enquanto sociedade para combater este problema de saúde pública? Há esperança na melhor deteção precoce e nos tratamentos inovadores? Como pode a investigação contribuir para a cura do cancro?
Este é o mote para o novo Ciclo de Conversas do Projeto de Literacia em Saúde “Vamos aprender sobre Cancro”. Aos sábados à tarde, e em conversas informais, os especialistas convidados irão abordar diversos aspetos sobre o cancro, como prevenção, rastreio e diagnóstico, tratamento e investigação.
A primeira sessão acontece já no próximo sábado e irá debater a estratégia da luta contra o cancro.
Mais informações estão disponíveis aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário